
A Polícia Civil e a Corregedoria da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) investigam a morte de um detento da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). O jovem de 26 anos, foi encontrado morto dentro de uma cela no dia 10 de maio. Ele estava enforcado com um tecido, em uma posição que indicava que havia cometido suicídio. O laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP) vai atestar se foi um suicídio ou se ele foi assassinado. A vítima foi identificada como Jéferson Luis Padilha dos Santos.
Conforme o delegado da Susepe em Santa Maria, Anderson Prochnow, o corpo do apenado foi encontrado durante a conferência minutos após às 7h da manhã.
– Os agentes estavam fazendo a conferência dos presos na cela 1 da galeria A do módulo 2 quando encontraram o apenados enforcado. Como de praxe, acionamos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ele já estava morto. Os atendentes atestaram o óbito da vítima e nós acionamos a Polícia Civil e informamos a corregedoria. O Samu disse que foi enforcamento, mas estamos aguardando o resultado do exame de necropsia – Explica o delegado.
O delegado Gabriel Zanella confirma a instauração de um inquérito para apurar a morte do apenado e diz que aguarda o resultado do exame de necropsia para dar seguimento no caso.
Ainda conforme o delegado penitenciário, além de Santos, outros cinco apenados estavam na cela. Segundo apontado pela perícia, pelo estado de rigidez do corpo, a morte deve ter acontecido por volta da meia-noite do dia 9. O corpo foi sepultado no dia 11 de maio no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.
*Maurício Barbosa, [email protected]