Irmãs que atuavam no Lar Itagiba são transferidas e se despedem de Santa Maria após 56 anos de trabalho

Irmãs que atuavam no Lar Itagiba são transferidas e se despedem de Santa Maria após 56 anos de trabalho

Foto: Mateus Ferreira

Após 56 anos de dedicação ao Lar Vila Itagiba, as Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo encerram suas atividades em Santa Maria. Em uma celebração realizada na quinta-feira (26), a comunidade local se despediu das quatro religiosas que, por décadas, lideraram a missão de cuidar dos idosos na cidade.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A partir de agora, a coordenação do Lar Vila Itagiba ficará sob a responsabilidade de Marcos Delgado, 61 anos, que já auxiliava nas funções administrativas da instituição. A supervisão geral será conduzida pela Associação Santa-mariense de Auxílio aos Necessitados (ASAN), que é a mantenedora do Lar Vila Itagiba.

Marcos Delgado (a esquerda), assume como novo coordenador do Lar Vila Itagiba. Irmã Anja Carvalho encerra um trabalho de quase cinco anos que seriam completados em janeiro de 2025. Foto: Mateus Ferreira



Uma missão de amor e cuidado


A irmã Anja Carvalho, 56 anos, esteve à frente do Lar Vila Itagiba desde 2020 e liderou os últimos anos dessa longa trajetória. Ela, junto com a irmã Ana Paula Silvério, 24, será transferida para o Recanto São Vicente de Paulo, em Carazinho, na região Norte do estado. A irmã Helena Peretti, 77 anos, seguirá para Rio Pardo, e a irmã Maria Vieira Martins, 79, será transferida para Porto Alegre.


Irmã Anja ressaltou a importância da missão realizada no lar. O trabalho em Santa Maria iria completar cinco anos em janeiro de 2025.


- Trabalhar com idosos faz parte do nosso carisma como Filhas da Caridade. É difícil partir, mas temos a certeza de que o trabalho será bem cuidado por aqueles que ficam, como o novo coordenador Marcos Delgado e a diretoria da ASAN. Deixamos essa obra nas mãos de uma comunidade que sempre foi muito solidária – diz Irmã Anja.

Irmã Anja Carvalho, coordenadora do Lar de 2020 à 2024. Foto: Mateus Ferreira


Sobre sua próxima missão em Carazinho, ela revela que seguirá atuando com o cuidado ao público idoso:

- Lá também trabalharemos com idosos, um total de 85. Vou levar toda a experiência adquirida em Santa Maria e espero encontrar, na nova comunidade, a mesma generosidade que encontrei aqui.



Desafios e continuidade

Marcos Delgado, o novo coordenador do lar, já possui um experiência voluntária no Banco de Alimentos de Santa Maria. No Lar Vila Itagiba, desenvolvia um trabalho auxiliando em demandas administrativas. Ele acredita que a continuidade do trabalho é uma missão importante:

- É um desafio, uma grande responsabilidade. A presença das irmãs era constante e muito significativa. Agora, reforçamos a equipe de funcionários para garantir que a qualidade do atendimento aos idosos permaneça a mesma. Queremos manter o legado deixado pelas irmãs, assegurando que os residentes sejam bem cuidados e respeitados.


A despedida e a gratidão

A celebração de despedida foi marcada por homenagens e emoção. A irmã Vanilza Bueno, visitadora da Província de Curitiba, viajou até Santa Maria para acompanhar o evento. Ela destacou a relevância do trabalho realizado pelas irmãs na cidade ao longo de 56 anos:


- As irmãs sempre dedicaram amor e cuidado às pessoas que passaram por esse local. Saímos com o coração apertado, mas com esperança, sabendo que o trabalho continuará bem cuidado. Todas as irmãs que por aqui passaram sempre reforçaram que Santa Maria possui uma comunidade acolhedora, que o povo daqui sabe trabalhar e auxiliar causas nobres. Por isso, elas conseguiram fazer o bem para essas pessoas que tanto precisam.


A irmã Anja, em sua mensagem final, agradeceu pela oportunidade de servir em Santa Maria:


- Saio com a sensação de missão cumprida e muito grata por tudo que vivenciei aqui. Conheci pessoas incríveis, solidárias e amorosas. Estou certa de que Deus continuará abençoando essa obra. Agora, ao ser transferida para uma nova comunidade, eu encaro esse momento como um sinal divino. É estar onde Deus nos chama.


Um novo ciclo, uma nova missão

Com a partida das irmãs, encerra-se um capítulo de dedicação e cuidado, mas um novo ciclo se inicia no Lar Vila Itagiba. A comunidade santa-mariense, que sempre apoiou a missão das Filhas da Caridade, segue sendo peça-chave para manter o trabalho vivo e eficiente.


Novos locais de trabalho das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo

Irmã Ana Paula Silvério acompanha a Irmã Anja Carvalho. As duas serão transferidas para o Recanto São Vicente de Paulo, em Carazinho, na região Norte do estado. Foto: Mateus Ferreira


Irmã Helena Peretti seguirá para Rio Pardo, região dos vales. Foto: Mateus Ferreira


Irmã Maria Vieira Martins será transferida para a capital, Porto Alegre.


Lar Vila Itagiba

O Lar Vila Itagiba é uma instituição filantrópica localizada no Bairro Chácara das Flores, em Santa Maria, inaugurado em 7 de dezembro de 1947. Desde 1968, o espaço foi coordenado pela Filhas da Caridade, e agora passa aos cuidados da Associação Santa-mariense de Auxílio aos Necessitados (ASAN). A instituição conta com capacidade para 63 residentes, acolhendo exclusivamente homens. Eles são divididos em dois pavilhões: o Pavilhão São Vicente de Paula, destinado aos idosos com maior mobilidade e autonomia, e o Pavilhão Santa Luísa, que abriga aqueles com maior necessidade de cuidados, como cadeirantes e pessoas que precisam de auxílio para as atividades diárias.

Com uma rotina que inclui seis refeições diárias, assistência religiosa, fisioterapia, e atividades recreativas, o Lar se empenha em proporcionar qualidade de vida aos seus moradores. A infraestrutura também se destaca pela área de convivência, com salas de atividades, um salão maior para eventos e uma pista de caminhada na área verde do local, permitindo que os idosos tenham momentos de lazer e interação. Além disso, o local conta com serviços essenciais como enfermagem, assistência social e uma lavanderia industrial, que atende tanto às necessidades dos residentes quanto à higienização das roupas de cama.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Mateus Ferreira

mateus.ferreira@diariosm.com.br

Defesa Civil de Santa Maria leva água para mais de 740 famílias; confira como solicitar abastecimento Anterior

Defesa Civil de Santa Maria leva água para mais de 740 famílias; confira como solicitar abastecimento

Campanha Próximo

Campanha "Amigo Secreto de Natal" atende mais de 2 mil cartinhas em 2024

Diário de Santa Maria