contatos Assine
mais segura

São Gabriel é premiada por iniciativa entre poder público e privado na segurança

13 Maio 2018 14:00:00

Imagens de câmeras de segurança particulares são monitoradas e ajudam a combater criminalidade no município



O projeto de monitoramento das ruas por câmeras de São Gabriel foi um dos destaques durante o 1º Fórum Binacional de Cidades Digitais, realizado em Bagé. O evento, que ocorreu na quarta-feira, abordou o uso da tecnologia na melhoria dos serviços públicos nos municípios brasileiros e uruguaios.

- É uma oportunidade para nos apropriarmos do que existe de melhor em gestão pública no Brasil e Uruguai, formando uma rede de cidades integradas com práticas sustentáveis e políticas públicas inovadoras - destacou o prefeito de Bagé, Divaldo Lara. 

A ideia do Fórum Binacional, de acordo com o diretor da RCD, José Marinho, é contribuir com o planejamento das prefeituras, facilitando a adoção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para aprimorar os serviços prestados à população da região. O encontro reuniu políticos e especialistas dos dois países vizinhos.

A pedido de protetores de animais, igreja abandona foguetes em festa de Caçapava

São Gabriel foi representado pelo prefeito Rossano Gonçalves (PDT). O projeto São Gabriel Mais Segura foi idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município para ser uma iniciativa comunitária. Conta com o apoio da prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Brigada Militar e da Polícia Civil.

O diferencial do videomonitoramento da zona urbana da cidade é que as câmeras utilizadas são, na maioria, de imóveis particulares. Os moradores cedem as imagens aos órgãos de segurança, a fim de criar uma rede que abrange diversos espaços públicos. Essa proposta de segurança colaborativa reduz os custos com a manutenção do monitoramento.

O São Gabriel Mais Segura acabou abocanhando o Prêmio Inovação, do 1º Fórum Binacional das Cidades Digitais. O projeto funciona há cinco meses, com 95 câmeras operando em diversos pontos da cidade. Nesse período, as imagens ajudaram a polícia a investigar mais de 60 casos, entre assaltos, homicídios e tráfico de drogas (veja abaixo).

Petrobras aumenta preço da gasolina para distribuidoras

No site do projeto, é possível ver imagens ao vivo de câmera de rua e aderir ao programa. Basta o morador ter uma câmera com as resoluções de imagens necessária e internet.

APLICATIVO

Outra proposta inovadora do município que recebeu o Prêmio Inovação no Fórum Binacional foi o aplicativo institucional para dispositivos móveis da Câmara de Vereadores. Lançada este ano, a ferramenta é um canal para o cidadão ter acesso aos principais atos do parlamento gabrielense.

- Nós temos apostado muito em transparência, e o aplicativo é uma ferramenta que apresentou resposta imediata. É a maneira mais ágil para o cidadão acompanhar o que acontece no Legislativo. Em qualquer lugar que você esteja pode acessar os projetos de lei em tramitação e acompanhar as sessões ao vivo pelo seu celular - afirma o presidente da Câmara de São Gabriel, Vagner Aloy (PDT), que esteve no evento em Bagé.

Segundo o vereador, "investir cada vez mais em transparência e tecnologia é um caminho sem volta adotado pelos vereadores de são Gabriel".  

SÃO GABRIEL MAIS SEGURA

Policia Civil 

  • 50 casos solucionados entre furtos, assaltos e homicídios identificados pelas câmeras do projeto. Incluindo uma tentativa de estelionato praticado em via pública, em que o infrator foi identificado pela placa do carro e preso na cidade de Passo Fundo

Brigada Militar

  • 13 casos identificados de pessoas arremessando drogas para dentro do presídio
  • 70 intervenções diretas de casos identificados pelas câmeras
  • Total de câmeras - 95
  • Quem banca - Não há necessidade de gasto público, porque os equipamentos são garantidos pela participação colaborativa da comunidade, por meio de suas próprias câmeras particulares
  • Informações sobre o projeto - http://saogabrielsegura.com.br


fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249