contatos Assine
ao meio

Recanto Maestro se torna distrito de duas cidades da Quarta Colônia

16 Maio 2018 11:30:00

Área está está localizada em duas cidades: São João do Polêsine e Restinga Sêca

Marcos Fonseca


Foto: Faculdade Antonio Meneghetti (Divulgação)
Restinga Sêca aprovou lei que oficializa posse de parte do distrito, onde fica o complexo Recanto Maestro, anfitrião de grandes investimentos

O Recanto Maestro se tornou distrito pela segunda vez. A localidade da Quarta Colônia, que fica no limite territorial entre São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Sêca, era reconhecida como distrito apenas em Polêsine. Na última segunda-feira, após votação na Câmara de Vereadores, passou a ser também oficialmente distrito de Restinga.

O prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno (PMDB), anunciou, no dia 30 de abril, que o projeto de lei que transformaria o local em distrito da cidade já estava pronto para ser votado. A sessão em que ocorreria a votação, que inicialmente estava prevista para o dia 7 de maio, ocorreu no início desta semana e o projeto foi aprovado por oito votos a zero. Com a aprovação do projeto de lei, a região passa a contar com dois distritos com o mesmo nome de Recanto Maestro.

Prefeitura compra escola para ampliar vagas em Agudo

A área onde está localizado o Recanto Maestro possui território pertencente aos três municípios, mas a zona de Restinga Sêca ainda era tratada administrativamente como localidade. A decisão de transformar a região em distrito se deve ao seu forte potencial de crescimento. Salerno ressalta que a mudança é um passo importante para a urbanização da região, que até o momento é rural, diferentemente do distrito de Polêsine, que já se consolidou como zona urbana. O prefeito restinguense salienta que, além da localidade de Recanto Maestro, o novo distrito será composto, também, por partes das localidades de Santa Lúcia e Santuário.  

Devido aos investimentos na região, o Recanto Maestro virou alvo de disputa dos municípios. O caso chegou até a parar na Justiça, em 2010, quando o Ministério Público questionou a quem, de fato, pertenceria o valioso distrito.

PIONEIRO 
O Recanto Maestro é o primeiro distrito brasileiro a ter gestão compartilhada entre as iniciativas pública e privada. Com um trabalho voltado à gestão sustentável, é baseado nos princípios da ontopsicologia, ciência criada pelo fundador do complexo Recanto Maestro, o professor italiano Antonio Meneghetti, em 1988. A região chama atenção pela beleza, já que possui grande área verde com mirantes que possibilitam uma bela vista da natureza.

Passagem de pedestres pela ponte de Jaguari deve ser liberada até quinta

Hotéis, spas, restaurantes e associações constroem o potencial econômico do local. Entre os destaques, estão a sede editorial da Revista Performance Líder, voltada à cultura e ao empreendedorismo brasileiro, a empresa que representa a moda do estilista Antonio Meneghetti no Brasil, AM Stile, e a Pousada Recanto, que já foi recomendada pelo Guia Quatro Rodas.

Na área da educação, o distrito também se destaca com a Antonio Meneghetti Faculdade, voltada ao Ensino Superior com bases no ontopsicologia, a Associação Brasileira de Ontopsicologia e a Fundação Antonio Meneghetti, que incentiva a educação e a cultura, além de possuir uma empresa especializada na formação de líderes. 

Câmara de São Gabriel aprova parcelamento da dívida da água

ENTENDA A POLÊMICA
Um distrito, três municípios: 

  • Em 1988, o italiano Antonio Meneghetti deu início à construção do Centro de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, no interior de Restinga Sêca  
  • Em 2007, foi inaugurada a Antonio Meneghetti Faculdade, com sede já no distrito Recanto Maestro, em São João do Polêsine. Nesse mesmo ano, o Recanto Maestro recebeu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como modelo de sustentabilidade
  • Atualmente, a área onde está a faculdade,um hotel, um restaurante e outros segmentos de prestação de serviços se encontram dentro dos limites de Restinga Sêca. Já a parte em que estão os prédios, uma pousada, a sede da Fundação Antonio Meneghetti e condomínios de alto padrão pertence à área de São João do Polêsine
  • Por fim, outra área, em que prevalece o mato, faz parte dos limites de Silveira Martins

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249