contatos Assine
rosário do sul

Praia das Areias Brancas ganha acessibilidade

10 Janeiro 2018 11:30:00

Balneário é o primeiro do Interior a oferecer cadeira de rodas para banhos

Foto: Prefeitura de Rosário do Sul (Divulgação)/Paulo Giovane Torres foi o primeiro a experimentar a novidade, no sábado passado

A Praia das Areias Brancas está acessível, agora, a mais usuários. Desde o último final de semana, o balneário de Rosário do Sul conta com uma cadeira de rodas especial que permite que pessoas com deficiência possam tomar banho nas águas do Rio Santa Maria.

A proposta foi lançada no sábado passado, por meio do projeto Praia Acessível, da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e EPCAH no Rio Grande do Sul (Fadres). O equipamento anfíbio é simples. Trata-se de uma cadeira com rodas maiores, plásticas, que funcionam como boias. A base é feita com uma tela que não retém água.

- Este projeto é de grande importância dentro da luta pelos deficientes, pois Rosário do Sul é a primeira cidade com praia de água doce a ter este trabalho atendendo os cadeirantes. A conquista fará de Rosário uma referência para a região e para o Rio Grande do Sul na luta pela inclusão - afirma Gonçalves

Caçapava do Sul deve ser o próxima a proibir os foguetes

O lançamento contou com a presença de diversas autoridades no balneário, entre elas o prefeito em exercício, Rafael Pinto. Também acompanhou o ato o presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Rosário do Sul, Paulo Giovane Torres, que foi o primeiro a experimentar a novidade na praia.

Para que as pessoas com necessidades especiais possam ingressar na água com segurança, haverá sempre a ajuda dos bombeiros. Um veículo do município levará o cadeirante e um familiar à beira da praia. O momento de lazer será acompanhado do funcionário capacitado em treinamento pela Faders, para garantir a segurança.

A Assistência Social de Rosário do Sul disponibilizou servidores para o treinamento, e a Secretaria Municipal da Saúde colocou o veículo à disposição para o deslocamento.


COMO FUNCIONA

O projeto Praia Inclusiva será realizado todas as sextas-feiras nos meses de janeiro e fevereiro. Os cadeirantes poderão aproveitar o banho de rio das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h. O agendamento é no local nos dias em que o projeto será executado. A cadeira é emprestada para o município e, ao final dos dois meses, retorna para a Faders. 

O projeto também está disponível em outros 13 praias gaúchas: Cassino, Pelotas, São Lourenço, Pinhal, Cidreira, Mostardas, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Osório, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Torres e Arambaré.

*Com informações de Julio Lemos/Gazeta de Rosário 

Presídio de Rosário do Sul corre risco de interdição parcial

PARA DESFRUTAR DO BANHO

  • O projeto Praia Inclusiva - Consiste no empréstimo de uma cadeira de rodas especial que permite o acesso à água da Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul
  • Como aproveitar - A cadeira estará disponível todas as sextas-feiras, das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h, na beira da praia. Funcionará nos meses de janeiro e fevereiro
  • Para agendar - O agendamento é feito no próprio local, de graça

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249