contatos Assine
homenagem

Estátua de Érico Veríssimo é instalada no centro de Cruz Alta

12 Abril 2018 09:00:00

Escritor ganhou homenagem da sua cidade natal

Marcos Fonseca


Foto: Divulgação (Prefeitura de Cruz Alta)

"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente".  Com esta frase gravada em uma placa, Érico Veríssimo ganhou, nesta semana, uma bela homenagem de sua terra natal. A Praça Matriz, no centro de Cruz Alta, passou a contar com uma estátua em tamanho real do escritor.  

Inspirada na famosa escultura do também escritor Carlos Drummond de Andrade, no Rio de Janeiro, a obra de Veríssimo também o mostra sentando em um banco. O autor de romances como O Tempo e o Vento e Olhai os Lírios do Campo está de pernas cruzadas. Vestido de paletó, ele mantém os braços também cruzados e apoiados sobre as pernas.

Prefeitos defendem projeto de mineração em Caçapava do Sul

A riqueza de detalhes da estátua foi captada pelo autor da obra, o artista plástico Lucas Strey, 31 anos. Morador de Porto Alegre, Strey se baseou em uma foto que mostra o escritor sentado sobre uma mesa. O artista conta que houve uma pesquisa sobre as características de Érico Veríssimo, como altura, postura e modo de se vestir.

Segundo a prefeitura, a estátua custou R$ 25 mil, recurso que sobrou da reforma da Praça Matriz, feita em 2015, por R$ 875 mil. O espaço de lazer também é uma homenagem ao escritor e leva seu nome.

Lucas Strey diz que a escultura é feita em resina e fibra de vidro, com uma armação interna em metal. O material utilizado é mais barato que o bronze, mas é resistente à ação do tempo. A pintura imita a cor do metal. Érico Veríssimo está sentado em um banco de concreto revestido com granito escuro. No banco, está afixada a placa com a frase que abre este texto.

Retomada obra de ampliação do aeroporto de Santiago

O artista porto-alegrense conta estar orgulhoso da encomenda feita pela prefeitura, a partir de uma licitação. É a primeira estátua do gênero que produz.

- Primeiro, me senti lisonjeado. Depois, receoso com a oportunidade. Mas o retorno tem sido muito bom e me sinto gratificado- relata Strey, que disse nunca ter tido tanta repercussão em sua página no Facebook ao publicar fotos do seu trabalho.

Cão visita tutora internada em hospital da região e emociona internautas

INAUGURAÇÃO 
A instalação da estátua foi concluída na terça-feira. No mesmo dia, dezenas de pessoas foram fazer fotos ao lado de Érico Veríssimo. No próximo domingo, às 15h30min, haverá um evento para a entrega da escultura à comunidade. O grupo de teatro Máschara apresentará esquetes baseadas em textos do escritor. A vida de Veríssimo também será detalhada pelo escritor Rossano Cavalari, autor de diversos livros sobre Cruz Alta.    

Nascido em 17 de dezembro de 1905, Érico Lopes Veríssimo faleceu em 28 de novembro de 1975, aos 69 anos. Ele é pai do também escritor Luis Fernando Verissimo. 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249