contatos Assine
música

'É preciso ter a experiência da música ao vivo', diz a soprano Carla Maffioletti

03 Março 2018 12:00:00

Radicada na Holanda, gaúcha que canta sábado à noite no Recanto Maestro afirma que o brasileiro gosta de música clássica

Marcos Fonseca

Foto: Almeh Luz (Divulgação)

Quem admira música clássica, e mesmo quem não é acostumado ao estilo, não tem como não se emocionar ao assistir à bela interpretação de Manhã de Carnaval na voz doce da soprano Carla Maffioletti. A clássica canção de Luiz Bonfá e Antônio Maria é um dos vídeos mais assistidos do maestro holandês André Rieu no Youtube. Nascida em Porto Alegre, Carla, 44 anos, canta e toca ao violão o sucesso em língua portuguesa, durante uma apresentação na Alemanha, em 2006, junto da também brasileira Carmen Monarcha e da holandesa Suzan Erens (clique aqui para assistir ao vídeo).  

E é a dona dessa voz suave que estará neste sábado à noite se apresentando ao público da região no concerto La Grande Cena: Cantata Para Soprano, Tenor e Orquestra, que marca os 30 anos do Recanto Maestro, em Restinga Sêca. Morando na Holanda desde 2002, Carla cantou ao lado de André Rieu por 12 anos, entre 2002 e 2014. Formada em violão clássico, a artista se mudou para os Países Baixos para se especializar em canto livre e ópera, tornando-se uma das mais destacadas sopranos brasileiras no Exterior.

Na bagagem, traz dezenas de apresentações mundiais nos cinco continentes. O que Carla cantará no concerto do Recanto Maestro é uma cantata do compositor e violinista Vagner Cunha, escrita a partir de poemas do fundador do local, o professor e maestro italiano Antonio Meneghetti. No palco, estarão com ela o tenor Flávio Leite e o maestro Antonio Borges-Cunha.

Segunda a soprano, as canções serão todas em italiano, idioma que predomina nas óperas. Mas ela garante que o público não deve se preocupar com isso.

- Não se preocupem em entender a palavra, pois a música fala por si - diz Carla, que, apesar de cantar em diferentes línguas, tem ajudado a divulgar a música brasileira mundo afora.

Ela defende que as pessoas devam ir a apresentações ao vivo, para "sentir a música".

- Meu sonho é que as pessoas saiam da frente da TV e vão ao teatro. É preciso sentir a música, ter a experiência ao vivo - conta.

Veraneio chega ao fim com maioria das praias próprias para banho

O POVO GOSTA

O espetáculo terá duração de cerca de duas horas, intercalado com diferentes peças. Carla elogia a iniciativa do Recanto Mestro em promover o evento e manter a Orquestra Jovem Recanto Maestro, dando oportunidade para que os 200 jovens do projeto tenham contato com a música clássica.  

Para ela, o público brasileiro gosta de música erudita, só não está acostumado ao estilo porque a TV explora os estilos musicais mais simples ao ouvido. Fenômeno que é mundial, informa Clara.

- Acho que o público está sedento por música clássica. É uma questão de ideologia, de acreditar no poder da música clássica - defende a artista, que retorna domingo para sua casa na Holanda, onde mantém projetos próprios de espetáculos de voz e violão.

Quem quiser ver e ouvir de perto o trabalho de Carla Maffioletti poderá acompanhar o concerto deste sábado. O espetáculo começa às 19h, no auditório do Recanto Maestro, e tem entrada de graça. É um convite imperdível. 


  • SERVIÇO
  • O quê - Concerto La Grande Cena: Cantata Para Soprano, Tenor e Orquestra, do compositor e violinista Vagner Cunha, com a soprano Carla Maffioletti, o tenor Flávio Leite e o maestro Antonio Borges-Cunha
  • Quando - Sábado, às 19h
  • Local - Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade (Estrada Recanto Maestro, 338, em Restinga Sêca)
  • Quanto - De graça
  • Informações - (11) 3289-1139 ou pelo Facebook 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249