contatos Assine
cidadania

Voluntário de Santa Maria leva alegria e bem estar para crianças doentes

16 Abril 2018 14:00:00

A turma se fantasia com os personagens do filme de ficção científica Guerra nas Estrelas e visita hospitais e casas de acolhimento

Luisa Neves

Foto: Charles Guerra (Diário)

Imagine Darth Vader, Cehwbacca, Stormtrooper e todos os heróis de Guerra nas Estrelas entre muitas crianças apaixonadas pela saga. Imagine, agora, eles trazendo música, danças e muitas brincadeiras para pequenos heróis que lutam pela vida. Essa cena é realidade em hospitais e casas de acolhimento de Santa Maria, que recebem crianças em tratamento de câncer e outras enfermidades.

Há cinco anos, o professor universitário Hernán Mostajo dedica-se ao voluntariado. Com o apoio e parceria da mulher, a empresária Roberta Mostajo, e do filho, o estudante de jornalismo Víctor Mostajo, ele decidiu criar uma iniciativa diferente para ajudar as pessoas e fundou a Legião do Bem Darth Vader, grupo que leva alegria e entretenimento a crianças e jovens com câncer em Santa Maria e região.

Uma rua que inspira solidariedade

- Sempre tive vontade de melhorar a vida das pessoas de alguma forma. A chave para que eu colocasse esse sentimento em prática foi a tragédia da boate Kiss. Impactado com aquela situação, senti remorso pelo pouco que fazia pelo próximo. Na noite do incêndio e nos dias que se seguiram, eu e Roberta nos unimos para prestar assistência aos sobreviventes e familiares. Queríamos ajudar. A partir dali, o voluntariado passou a fazer parte do nosso dia a dia - conta Mostajo.

INICIATIVA
Mostajo queria fazer um voluntariado diferente. Lembrou-se, então, de uma viagem que fez a Los Angeles nos anos 1990. Na ocasião, conheceu o trabalho de algumas pessoas que se caracterizavam com as roupas dos personagens de Guerra nas Estrelas para fazer visitas em hospitais. 

Old Bikers: música, alegria e solidariedade

- Lembrei daquela iniciativa e procurei médicos da cidade para apresentar a ideia, que foi bem recebida. Fiz um projeto com a psicóloga Katia Barros e logo iniciamos as atividades, já com participação de outros voluntários - diz o professor.

Atualmente, o grupo Legião do Bem Darth Vader agrega 28 voluntários adultos e, aproximadamente, 15 jovens e adolescentes. As peças que vestem os heróis vêm dos mesmos fornecedores da Disney, o que aproxima mais ainda fantasia e realidade para o universo infantil. Segundo Mostajo, o Darth Vader que ele criou é divertido, já que a alegria é a principal marca do projeto:

A decisão de ser solidário

- Quero levar felicidade para quem atravessa momentos difíceis, como pacientes com câncer e seus familiares.

Foto: Charles Guerra (Diário)
Mostajo presta ajuda a pacientes caracterizado de Darth Vader

TRATAMENTO 

Com com fé e persistência, a dona de casa Zilda Fernandes, 46 anos, acompanhou o tratamento da filha Érica, 8 anos, que tinha leucemia desde os 4. Como moram em Santa Cruz, elas vinham para Santa Maria toda a semana e, por vezes, ficavam mais tempo na cidade. Hoje, Zilda comemora a cura da filha e, além da Medicina, atribui à Legião do Bem uma das principais motivações de Érica.  

App permite que amigos e familiares peçam doações de sangue para quem precisa

- Ela ficava feliz só de saber que eles chegavam ao Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), onde ficávamos hospedadas. O grupo nos deu alegria quando mais precisamos - conta Zilda.

Para a vice-presidente do Cacc, Dânia Amaral de Lima Oliveira, a iniciativa de Mostajo é fundamental na recuperação dos pacientes. Para ela, a generosidade e o apoio incondicional do professor tornam o trabalho no Centro mais leve.

- Hernan e Roberta são incansáveis em atender nossas solicitações. Comemorações, reuniões e em qualquer outro momento especial, ele e o grupo fazem de tudo para estar conosco -diz Dânia.

Grupo oferece apoio psicológico a dependentes químicos e familiares

Assistente social da Casa Maria, Cristina Marian diz que os pacientes da Casa Maria contam com a alegria da Legião do Bem desde a fundação, há quatro anos: 

- Eles chegaram aqui e conquistaram todo mundo. Ações como essas aumentam a autoestima e a vontade de viver.

O grupo não recebe doações em dinheiro, mas doações de brinquedos são bem-vindas. Interessados podem entrar em contato pela página Darth Vader - Legião do Bem.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249