contatos Assine
prevenção

Ministério da Saúde lança jogo para estimular adolescentes a se vacinarem

13 Março 2018 14:26:00

Doses da vacinação contra HPV e meningite C estão disponíveis em Santa Maria

Foto: reprodução

O Ministério da Saúde lançou, na manhã desta terça-feira, uma nova campanha publicitária para incentivar a vacinação contra HPV e Meningite C de crianças e adolescentes. Entre as ações, está um jogo para celular chamado Detona Vírus. O game ensina o público-alvo sobre a importância da prevenção das doenças. 

De acordo com o ministro Ricardo Barros, em coletiva de imprensa, o objetivo é vacinar 10 milhões de crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos de idade. Em Santa Maria, as doses já estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde. A faixa etária para a vacinação de HPV é de 11 a 14 anos em meninos, e 9 a 14 anos em meninas. No caso da imunização contra HPV, a segunda dose deve ser feita seis meses após a primeira. Já para a Meningite C, a idade é de 12 e 13 anos para ambos sexos. 

O jogo, disponível para download gratuito na PlayStore, para sistema android, tem como protagonistas os dois personagens da campanha, que ganham tamanhos microscópios em uma experiência de laboratório e são transportados para o sistema imunológico para combater o grande vilão Harry Papilos V. O jogador poderá escolher com qual dos dois heróis irá enfrentar as 15 fases e três grandes chefões. 

O QUE É 
O HPV
é um vírus que se instala na pele ou em mucosas, pode ficar no organismo e pode ser a causa para alguns tipo de câncer, como o de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. O vírus pode ser classificado em baixo e alto risco de desenvolver câncer. Existem 12 tipos identificados como de alto risco.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias). Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas podem não ser tão evidentes, exigindo mais atenção para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, e rigidez corporal com ou sem convulsões. Em geral, a transmissão da meningite é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249