contatos Assine
concurso

Aprovados em concurso da Ebserh serão chamados para trabalhar nos 39 hospitais da rede

14 Fevereiro 2018 00:00:00

Em toda a rede hospitalar, 5 mil vagas devem ser preenchidas

Thays Ceretta

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Quando a nova Central de Utis começar a funcionar, mais funcionários precisarão ser contratados

Pelo menos cinco mil pessoas que foram aprovadas nas provas realizadas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) serão contratadas ao longo de 2018 para atuarem nos 39 hospitais universitário federais vinculados à rede de todo país. No Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que integra a rede da Ebserh, a expectativa é pela chegada do reforço nas equipes de saúde para garantir o atendimento aos usuários.

Nos últimos meses, aumentou a procura por vacina contra febre amarela

Conforme a superintendente do Husm, Elaine Resener, a contratação de novos profissionais vai recompor as equipes do hospital e qualificar a atenção ao usuário de baixa renda, além de manter a excelência e melhorar a qualidade dos serviços.

- Aqui, no Husm, temos 13 vagas em aberto em várias áreas, mas não podemos chamar porque não temos banco de reserva. Precisamos muito que os profissionais sejam contratados. Temos vagas e não temos pessoas concursadas. Esse vai ser um ano importante, pois, quando abrir a Central de UTIs, vamos precisar de mais profissionais - comentou Elaine.

Conforme a assessoria do Husm, ainda não foram divulgadas quais as áreas e quantas vagas, das cinco mil contratações pela Ebserh, serão destinadas para Santa Maria. Além disso, a previsão é que seja realizado mais um concurso neste ano, com 1,5 mil vagas, para os 39 hospitais da rede.

CENTRAL DE UTIS 

Com novo prazo para ser entregue no primeiro semestre deste ano, a Central de Unidades de Tratamentos Intensivos (UTIs) do Husm vai ampliar o número de leitos dos atuais 49 para 82 - sendo 30 adultos, 22 intermediários neonatais, 20 neonatais e 10 de pediatria. 

Superlotação no Husm segue sem ter soluções concretas

Para atender essa nova demanda, está prevista a ampliação do quadro de funcionários, por meio do Plano de Redimensionamento de Pessoal. O documento foi estudado por quatro profissionais que fazem parte da Diretoria de Gestão de Pessoas da sede da Ebserh, que fica em Brasília. A equipe esteve em Santa Maria no final do ano passado, durante cinco dias, avaliando a estrutura, os serviços, os leitos e os aparelhos necessários para o funcionamento. O quadro de novos servidores deve ser preenchido por meio de cadastro reserva e também com um novo concurso público.

A EBSERH 

No ano passado, a Ebserh homologou sete concursos e contratou cerca de 3 mil novos empregados, o que possibilitou um aumento de 8% no número de atendimentos de saúde à população, com a realização de mais de 16,2 milhões de exames, 6,8 milhões de consultas, 390 mil cirurgias e 299 mil internações. 

Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh tem como objetivo, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Anvisa dá conceito A para o Husm em redução de incidentes

Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, por meio da gestão de excelência e da ampliação da força de trabalho, a Ebserh e o MEC estão mudando a realidade dos hospitais da rede.

- Temos compromisso com a saúde e com a educação do país. Por isso, é tão importante o que já alcançamos: a realização de novos concursos, a homologação de concursos que estavam em andamento e a contratação de profissionais para os nossos hospitais - afirmou o gestor da estatal. 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249