contatos Assine
surto de toxoplasmose

Ambulatório de oftalmologia para pacientes com toxoplasmose funcionará na Casa de Saúde

14 Maio 2018 20:16:00

A expectativa é de que a abertura seja concretizada na quarta

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Gabriel Haesbaert
Casa de Saúde vai receber ambulatórios

O ambulatório de oftalmologia, especializado para atender pacientes positivados com toxoplasmose em Santa Maria, já tem lugar definido. Ele funcionará em duas salas do Hospital Casa de Saúde, no Bairro Perpétuo Socorro. A previsão do governo do Estado é de que ele comece a funcionar na quarta-feira, mas a abertura oficial ainda depende de algumas definições com o Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno, que ficará responsável pelos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

De acordo com o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn, ainda falta a instalação dos equipamentos para poder dar início aos atendimentos. Conforme a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, os casos serão encaminhados pela central de regulação do município, conforme o número de vagas disponibilizadas pela 4ª CRS.  

O administrador do hospital de Faxinal do Soturno, Flavio Stona, disse que o número de consultas diárias ainda está em definição, bem como os dias de funcionamento durante a semana, mas afirma que o atendimento será feito em dois turnos.

48 mil pessoas já tomaram a vacina da gripe em Santa Maria

Nesta terça, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) deve divulgar um novo boletim epidemiológico com os dados atualizados do surto. Até o momento, 271 pessoas tiveram a doença confirmada na cidade, sendo 24 gestantes. 

FERIADO
Em função do feriado de quinta-feira, aniversário de Santa Maria, sexta-feira seria dia de ponto facultativo na prefeitura, conforme decreto municipal. No entanto, para manter o fluxo de atendimento na rede de saúde, a Secretaria de Saúde decidiu que as unidades não farão feriadão. Conforme a Superintendência de Comunicação da prefeitura, a abertura, na sexta, é uma medida em função do surto de toxoplasmose, mas o atendimento à população não será restrito e, a princípio, funcionarão em horário normal.  

Sobe para 271 o número de casos confirmados de toxoplasmose

O QUE JÁ FOI DEFINIDO 

  • O atendimento será feito em duas salas do Hospital Casa de Saúde (Rua Ary Lagranha Domingues, 188, bairro Perpétuo Socorro). Uma delas será voltada para o consultório e a outra servirá de sala de espera e triagem
  • Os serviços serão geridos pelo Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno, que já tem contrato com o governo do Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
  • A equipe será composta por um médico, um técnico de enfermagem e um recepcionista
  • A ideia é que os pacientes consultem, primeiro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (EFS) e sejam referenciados pelo município para o atendimento oftalmológico

O QUE FALTA

  • Abertura do ambulatório - A previsão é que comece a funcionar ainda nesta semana. De acordo com notícia publicada no site da Secretaria Estadual de Saúde, a expectativa é de que a abertura seja concretizada na quarta. No entanto, de acordo com a administração do Hospital São Roque, a instituição ainda aguarda definição da Casa de Saúde em relação às salas que serão cedidas para fazer a instalação dos equipamentos
  • Atendimento - Inicialmente, o ambulatório iria oferecer atendimento durante cinco dias na semana. No entanto, os dias e horários de funcionamento ainda não foram definidos. A princípio, o atendimento será feito em dois turnos (manhã e tarde), mas o número de consultas diárias ainda depende de uma definição junto à 4ª CRS

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249