contatos Assine
surto de toxoplasmose

Água com cor escura preocupa moradores da Região Oeste

14 Maio 2018 09:00:00

Secretária de Saúde orienta moradores a levar amostras da água para análise na Vigilância em Saúde

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Durante o final de semana, leitores entraram em contato com o Diário reclamando da cor da água na Região Oeste e demonstrando preocupação com a sua qualidade, já que a cidade vive um surto de toxoplasmose. Um dos casos ocorreu no Bairro Tancredo Neves.

- Passamos o dia inteiro sem água, aí quando voltou, voltou dessa cor, barrenta, cheia de sujeira. Depois do ano novo, a gente vem sofrendo falta de água por causa das obras. E quando ela volta, volta assim. Hoje dá para ver que ela está com bastante cloro, até o cheiro é forte - afirmou a estudante Carla Diuliana de Souza Tólio.

_ Enviei as fotos para vocês (Diário) porque pode sim ser da água (o surto da toxoplasmose). O fato ocorrido ontem acontece com frequência é só a Corsan fazer conserto na rede que água retorna barrenta. Precisamos esclarecimentos. Estamos com centenas de pessoas contaminadas e ainda teremos mais pessoas _ relatou outra leitora ao Diário.

- Oi, tudo bem, Diário! A água voltou e estava com um tom de marrom tão barrenta _ disse outra moradora do bairro em mensagem ao jornal.

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria :: 

O QUE DIZ A CORSAN
Conforme o coordenador regional da Corsan, José Epstein, na madrugada de sexta para sábado houve o rompimento de um distribuidor na esquina da BR-287 com a Rua São Paulo, no bairro Pinheiro Machado. Para fazer o conserto, a água naquela região precisou ser cortada.

Médicos acreditam que surto de toxoplasmose em Santa Maria é o maior do mundo

- O que normalmente ocorre nessas situações é de ficar um resíduo do reparo nos canos. Nesse caso, de água barrenta, a gente solicita que entrem em contato conosco, que vamos até o local e fazemos a limpeza do ramal de abastecimento - explica.

ORIENTAÇÃO DA PREFEITURA
A secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Duarte, verificou a situação e foi informada por técnicos de que a água pode ter ficado barrenta porque, quando a rede é religada, volta com pressão e solta sedimentos que ficam nas tubulações. Porém, esses sedimentos podem só alterar a coloração da água, não causando contaminação. 

- Em função de estarmos vivendo um surto, temos de investigar todas as possibilidades. Por isso, para uma medida de tranquilizar as pessoas, recomendamos que os moradores coletem amostras de água e levem na Vigilância Sanitária, que vai encaminhar para o Lacen. Lavem uma garrafa pet ou outro recipiente com água morna e coletem uma amostra. Não coloquem na geladeira, pois o protozoário, só de gelá-lo, pode sofrer alguma alteração, já que, com -10°C, ele morre. Deixem em temperatura ambiente e levem na Vigilância informando onde foi e o histórico do que aconteceu e quando foi coletado - diz a secretária.

A Vigilância em Saúde de Santa Maria fica na Rua Tuiuti, 1.926, Centro, de segunda a sexta das 7h30min às 13h. Os telefones são (55) 3921-7159, 3921-7155 e 3921-7158.

ORIENTAÇÃO ÀS GRÁVIDAS
Liliane ressalta que as grávidas, as pessoas imunodeprimidas e as crianças com menos de 2 anos devem seguir, rigorosamente, as medidas de prevenção: tomar água fervida por 10 minutos, descascar frutas, comer legumes somente se forem cozidos e carnes bem passadas.

- A Corsan está no seu dever e direito de divulgar os laudos. Mas, independentemente dos laudos da Corsan, os cuidados com as gestantes, imunodeprimidos e crianças até 2 anos devem ser rigorosamente obedecidos, só consumindo água fervida, frutas descascadas, vegetais cozidos e carnes bem assadas ou bem passadas - orienta a secretária.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249