contatos Assine
opinião

Vereadora tem prazo para dar parecer sobre denúncia de ofensa nas redes sociais

12 Abril 2018 12:00:00

Colunista Jaqueline Silveira relembra o caso das ofensas ocorridas em dezembro na Câmara de Vereadores

Jaqueline Silveira

A partir de hoje, a vereadora Deili Silva (PTB), Drª Deili, tem até cinco sessões para apresentar o relatório sobre a denúncia de quebra de decoro parlamentar envolvendo Francisco Harrisson (MDB), Dr. Francisco. Em dezembro de 2017, o vereador fez um comentário no Facebook considerado ofensivo pelos cinco parlamentares que votaram contra o projeto de sua autoria e que permitia o acesso de pequenos animais a shoppings e lojas.

Dr. Francisco chamou os colegas - Daniel Diniz, Valdir Oliveira, Celita da Silva, Luciano Guerra, todos petistas, e Leopoldo Ochulaki (PSB), Alemão do Gás - de "bando de inúteis e sem conteúdo." Por conta disso, os vereadores protocolaram uma representação na Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar para apurar a conduta do colega. Recebida pelo ouvidor, vereador Juliano Soares (PSDB), Juba, foi aberta uma comissão processante, formada, além da relatora Deili, por Vanderlei Araujo (PP) e Manoel Badke (DEM), Maneco.

Dr. Francisco já entregou sua defesa à comissão sustentando que não prejudicou a imagem da Casa, já que o comentário se referia à votação específica do projeto, o qual foi rejeitado pelos cinco colegas sem "qualquer justificativa, colaboração, debate". "O alcance de tais comentários também não é universal e de tanto potencial ofensivo como o narrado pela peça inicial", diz um trecho da sua defesa.

A vereadora Deili tem até o dia 30 para apresentar o relatório. Depois, o documento, que poderá sugerir o arquivamento da representação ou alguma punição, será analisado pela comissão. Em caso de punição, terá de passar pelo plenário.

Vivemos numa democracia e todos têm liberdade para se expressar. Contudo, é preciso bom senso, principalmente quando se é uma figura pública. Isso vale não só para o emedebista, mas para todos os vereadores.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249