contatos Assine
homenagem

Jovem que morreu no incêndio da Kiss após salvar 14 pessoas recebe título de honra em Santa Maria

08 Maio 2018 09:32:00

Câmara de Vereadores vai homenagear outros três cidadãos ilustres de Santa Maria

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realiza hoje, a partir das 18h30min, Sessão Solene de entrega dos títulos de reconhecimento a personalidades que fizeram algo de relevante para a cidade. 

Prazo para incluir nome social no título de eleitor termina na quarta

O título de Cidadão Santa-Mariense é conferido a personalidades que se destacam na atuação social, cultural ou política e que tenham prestado relevante serviço ao município. O escolhido é o empresário Vitor José da Silva Moreira, 66 anos (foto ao lado).

Nascido em Cachoeira do Sul, ele atua na construção civil e em revenda de automóveis. Moreira chegou à cidade há 46 anos e se formou em Relações Públicas, em 1978, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após atuar por cerca de sete anos em rádio, perdeu a visão e teve de recomeçar a vida.

- Esse título, para mim, é muito importante. Vim para Santa Maria em 1972, ainda muito jovem, e a cidade me acolheu. Quando recebo um título dessa grandeza, me sinto recompensado e agradecido a Santa Maria porque tudo o que tenho e tudo o que construí eu devo a Santa Maria - diz.

O Cidadão Benemérito também é concedido pelos mesmos motivos que embasam a escolha do Cidadão Santa-Mariense. O escolhido é o médico Waldir Veiga Pereira, 78 anos (foto ao lado), nascido em Arroio Grande. Há 58 anos em Santa Maria, é formado em Medicina pela UFSM, onde fundou o serviço de Hemato-Oncologia do Hospital Universitário (Husm), participou da criação do Centro de Transplante de Medula Óssea e implantou o Centro de Tratamento da Criança e do Adolescente com Câncer do Husm (CTCCriac), que tem como braço social a Turma do Ique.

- É um reconhecimento ao nosso trabalho, desenvolvido durante vários anos, principalmente em pesquisas sobre leucemia aguda. Participei de várias ações. Entre elas, a fundação e a manutenção da Turma do Ique, um trabalho dedicado a crianças com leucemia, que era uma doença incurável e que hoje se tornou curável em 80% dos casos, quando bem tratados - ressalta Waldir.

Veja a programação completa da Feira do Livro de terça e quarta

Já o título de Honra ao Mérito é concedido a quem praticou importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade em caso de calamidade pública ou em situação de perigo de pessoas. O escolhido é o jovem Vinicius Montardo Rosado, que morreu na tragédia da Kiss após salvar 14 pessoas que estava na boate, que incendiou em janeiro de 2013. Ele tinha 26 anos, estudava Educação Física e jogava no Universitário Rugby Santa Maria. A honraria será concedida aos familiares. 

- Como pai, sinto um orgulho do tamanho do nosso gigante por ter tido a oportunidade de ser seu pai e nos espelharmos nas suas ações e lições. Principalmente no que na madrugada de 27 de janeiro, para seguirmos em frente, contando sua história e agir um pouquinho como ele gostaria que agíssemos - diz Ogier Rosado, pai do homenageado.

Foto: arquivo pessoal
Vinicius estudava Educação Física em Santa Maria em 2013, quando morreu na tragédia da Kiss

Concedido a ex-parlamentares que, durante seus mandatos, prestaram serviços relevantes à Câmara e ao município, o título de Vereador Emérito será entregue ao deputado estadual Valdeci Oliveira (foto ao lado). Deputado federal e duas vezes prefeito da cidade, o petista iniciou sua trajetória política no Legislativo, ao ser eleito vereador em 1988. 

- Nessa época tão beligerante que vivemos, é emocionante ter o trabalho reconhecido de forma plural pelos representantes imediatos do povo santa-mariense. Eu, sem dúvida, aprendi muito na Câmara, a partir do convívio que tive com grandes colegas dos mais variados partidos - comentou Valdeci.

Leia também:
Especial: Tragédia da boate Kiss, 5 anos

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249