contatos Assine
santa maria

Altura máxima para construção de prédios e ocupação em áreas verdes são debatidos por vereadores

16 Abril 2018 20:18:00

Comissão especial analisa alterações no Plano Diretor de Santa Maria


Foto: Lorandi Maciel (Divulgação)

A comissão especial da Câmara de Vereadores que analisa as propostas de alterações no Plano Diretor, no Código de Obras e Edificações e na Lei de Uso do Solo participou de reunião, nesta segunda-feira, com representantes da prefeitura, para ajustar pontos dos três projetos de lei que atualizam a legislação que contém as diretrizes para o desenvolvimento de Santa Maria. Há divergências sobre índices de construção e de altura de prédios, entre outros, em cinco áreas consideradas "de conflito".

Prefeitura de Santa Maria vai extinguir 64 cargos

Na Zona 2 (área central, que inclui o centro histórico), não deverão ocorrer mudanças a pedido do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), que apresentou 25 reivindicações e apontamentos aos projetos da prefeitura. Na Zona 12 (centro de Camobi), a discussão envolve índices construtivos, tamanho de loteamentos e altura de prédios. Uma das restrições é que a área fica perto do aeroporto.

Na Zona 14 (bairros da região Norte, como Itararé), a preocupação da comunidade é com a preservação ambiental, uma vez que há proposta para permitir prédios mais altos. Na Zona 17 (parte da região Leste, que inclui os bairros Pé-de-Plátano e parte de Camobi), a divergência se refere à urbanização de uma extensa área desocupada.

Comissão tenta localizar paradeiro de móveis da Câmara de Vereadores

Já na Zona 18 (região Sul, que inclui o Bairro Passo das Tropas), há muitas áreas verdes, e a preocupação também é com a preservação ambiental.

- Temos que estabelecer critérios e limites, evitar o crescimento desordenado. Queremos que a cidade cresça, se desenvolva, mas de forma ordenada - diz o presidente da comissão, Daniel Diniz (PT).

O relator dos projetos na Câmara, Admar Pozzobom (PSDB), garante que a comissão fará um trabalho técnico.

- Queremos ver a cidade crescer, mas crescer com responsabilidade - afirma Admar, informando que uma das questões contempladas será a permissão para construir hotéis na região da Estação Rodoviária.

Conheça os atuais 21 pré-candidatos à Presidência da República

EMENDAS 
A comunidade e entidades poderão sugerir alterações e inclusões de novas propostas aos três projetos. A audiência pública será realizada quinta-feira, às 19h, na Câmara. A partir do dia seguinte, será aberto o prazo de 15 dias úteis para emendas e sugestões. Após, os projetos irão à votação em plenário.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249