contatos Assine
região

Três cidades investem em segurança privada no Carnaval

12 Fevereiro 2018 20:09:00

Jaguari, Caçapava e São Gabriel apostaram em guardas como reforço ao policiamento da Brigada Militar

Camila Gonçalves

Uma briga entre foliões no Carnaval de rua de Rosário do Sul gerou um pedido de cancelamento da festa pela Brigada Militar. Uma das justificativas da solicitação do comandante do  3º Esquadrão da Brigada Militar, Capitão Magno Siqueira, foi o efetivo enxuto da corporação e a falta de segurança particular no evento. Enquanto Rosário optou por continuar a programação apenas com segurança do órgão estadual, outras cidades investiram em segurança privada. Uma das maiores festas populares da Região, o Carnaval de Jaguari incrementou o esquema de segurança na área interna da Arena do Carnaval. Foram empregados 40 seguranças particulares. O policiamento do entorno fica por conta da Brigada Militar, que atua com efetivo próprio, além do reforço do Batalhão de Operações Especiais de Santa Maria e, ainda, do policiamento a cavalo.  

Segunda é a última noite de festa em Jaguari

Segundo o tenente Paulo César Franco, comandante da Brigada Militar em Jaguari, entre 8 mil a 10 mil pessoas pulam o Carnaval no município. Poucas ocorrências foram registradas até ontem. Entre elas, estão apreensão de drogas e um caso de estelionato que envolvia a venda de pulseiras falsificadas de acesso à arena onde ocorre a festa.

Já em Caçapava do Sul, a prefeitura contratou 35 seguranças para colaborar com a Brigada Militar. Aproximadamente 2 mil foliões são contabilizados por noite. A festa é aberta ao público, e a circulação de pessoas é livre no Largo Farroupilha. De acordo com o capitão Mário Kristosch dos Santos, comandante da Brigada em Caçapava do Sul, o Carnaval, até agora, não teve nenhuma ocorrência registrada.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de São Gabriel, por lá a segurança também está sendo feita pela Brigada Militar em conjunto com seguranças particulares. A programação de shows acontece na Praça Fernando Abbott até a noite desta segunda-feira, e o acesso é gratuito.

Saiba quais são os melhores horários para pegar a estrada depois do feriadão

REFORÇO

De acordo com o comandante regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-Central), tenente-coronel Ricardo Hoffmann, em Santa Maria, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Jaguari, Restinga Sêca e São Pedro do Sul, o policiamento foi reforçado. A Brigada Militar colocou todo o efetivo na rua para garantir a segurança da população.

Até o domingo, segundo ele, o número de ocorrências era a mesma que em dias normais nas áreas de atuação do 1º Regimento de Policia Montada (RPMon). Duas prisões realizadas em Santa Maria, dois dias antes do Carnaval, também contribuíram para os que os dias de folia transcorressem com calma, na visão do comandante.

- Realizamos a prisão de mais de 10 pessoas em dois dias, com apreensão de colete, drogas, armas, inclusive uma pistola com sequência de disparos, que nos chamou bastante a atenção. Essas prisões, por si só, fizeram com que tivéssemos um Carnaval mais tranquilo - avaliou.

Cinco facas são apreendidas em veículo em Restinga Sêca

O comandante alertou ainda que a segurança de locais onde as pessoas ingerem muita bebida alcoólica exige maior atenção.

- O álcool, com certeza, nos preocupa bastante, pois as pessoas perdem o controle. Por isso mesmo, concentramos todo nosso efetivo nesses eventos.

Só em duas noites de Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santiago autuou 16 motoristas por embriaguez na BR-287, um dos acessos a Jaguari.


fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249