contatos Assine
novidade

Santa Maria terá um Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública

15 Maio 2018 11:00:00

Entidade vai auxiliar forças policiais de Santa Maria

Camila Gonçalves

Depois de meses de discussão, Santa Maria terá um Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). O Consepro é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem a função de auxiliar os órgãos de segurança pública com auxílio financeiro na compra de equipamentos, conserto de viaturas e intermediação da sociedade civil com a esfera pública na busca de mais policiamento ou outras questões da área.

A instalação oficial será nesta terça-feira, com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. O chefe da pasta também participará de uma reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), às 11h30min, no Hotel Itaimbé. A reunião vai tratar das ações da secretaria no Rio Grande do Sul para a diminuição de indicadores de violência. A venda de ingressos para o evento terminou na segunda-feira. 

Escolas de Santa Maria contam com grupo de Whatsapp para denunciar ocorrências à BM

Segundo o presidente do Consepro, Luiz Fernando Pacheco, a diretoria foi constituída depois de pelo menos 10 meses de trabalho para a criação da entidade. A iniciativa foi impulsionada pelas dificuldades de trabalho das forças policiais.  

- Sabemos que é dever do Estado propiciar pessoal, equipamentos e o material necessário para a polícia. Nós pagamos impostos elevados e, muitas vezes, não temos retorno em serviços, mas a gente não pode ficar parado. Temos que tentar fazer algo. Não estamos ajudando a polícia, estamos ajudando a comunidade através da polícia - explica.

Mototaxista tem veículo roubado durante corrida em Santiago

O Consepro, segundo Pacheco, também tem poder representativo na reivindicação de destinação de policiais e viaturas. Uma instituição nos moldes do Consepro chegou a existir em Santa Maria na década de 1980, mas foi desativada. Conforme o estatuto, o Consepro pode receber doações em dinheiro de pessoas jurídicas ou físicas, realizar convênios com governo do Estado, prefeitura, órgãos do Poder Judiciário e até mesmo organizações privadas. Os membros devem reunir-se após a instalação para discutir a forma de captação de doações e as demandas prioritárias de segurança em Santa Maria. 

Diretoria do Consepro

  • Presidente - Luiz Fernando Pacheco
  • Vice-presidente - Gilberto Cremonese
  • Diretor administrativo - Rodrigo Decimo
  • Diretor financeiro - Luiz Carlos Oliveira
  • Diretor de comunicação - Andrei Nunes
  • Diretor jurídico - Péricles Lamartine da Costa

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249