contatos Assine
raridade

Pistola rara da mesma marca que a usada pelo exército de Hitler é apreendida em Santa Maria

11 Janeiro 2018 10:41:00

Homem que portava a arma foi encaminhado para a penitenciária por porte ilegal

Foto: Polícia Civil (divulgação) 

A prisão de um homem, de 33 anos, por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito do exército, nesta quarta-feira, em Santa Maria, revelou uma raridade: a arma é uma pistola da mesma marca que a utilizada pelo exército nazista na 2ª Guerra Mundial.

De acordo com a Polícia Civil, a prisão aconteceu durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência na Vila Sete de Dezembro. O homem estava com pistola Luger Alemã 9mm na casa. Segundo a delegada Alessandra Padula, como é uma arma de uso restrito das Forças Armadas, o crime de posse ou porte é respondido da mesma forma, mesmo a arma estando na casa da pessoa, conforme o artigo 16 da lei 10.826. 

Começam neste ano os testes com APP que informará sobre o tempo de espera do ônibus

Conforme o delegado regional de Santa Maria, Sandro Meinerz, a pistola é rara e costuma estar nas mãos de colecionadores. É a primeira vez que este modelo é apreendido em Santa Maria. Em depoimento, o homem não contou qual seria a origem da arma. Ele foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). A arma foi encaminhada à Delegacia Especializada em Furto, Roubo, Entorpecentes e Capturas (Defrec).

Meinerz explica que o destino natural em caso de apreensões de armamentos é o envio para a destruição:

_ Primeiramente, o trâmite é enviar para a perícia, para saber se a arma funciona, o que caracteriza um crime. Depois, ela fica à disposição da Polícia Civil e da Justiça como prova do crime enquanto o inquérito e o processo estiverem correndo. Ao final, o Estatuto do Desarmamento indica que ela seja destruída. Mas, neste caso, se houver interesse do Exército, é possível, mediante um pedido oficial, que ela seja encaminhada para outro destino.

Conforme o delegado, a arma apreendida em Santa Maria deve ter sido fabricada e utilizada entre o período da Primeira e da Segunda Guerra Mundial:

_ Como as Lugers usadas pelo exército de Hitler tinham a impressão da suástica nazista, e a arma encontrada aqui não tem essa inscrição, acreditamos que ela foi fabricada entre esses dois importantes períodos da história. Mas, com certeza, é uma arma rara.

Vídeo traz as curiosidades da pistola Luger 9mm, que ficou famosa por ser a arma oficial do exército nazista

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249