contatos Assine
obituário

Morreu o agricultor Natalicio Tonato

22 Dezembro 2017 00:00:00

Apaixonado pela chácara, ele dedicou a vida à família e à agricultura. Confira outros falecimentos em Santa Maria e região


Fotos Arquivo Pessoal/

Descrito como uma pessoa calma e tranquila, Natalicio Tonato, 72 anos, nasceu no distrito de Santa Flora, em Santa Maria, e viveu a vida toda no local. Na propriedade rural da família, ele se dedicou aos cuidados com animais, plantas, flores e plantações de mandioca. Conforme os parentes, o agricultor nunca quis vender a chácara nem se mudar para outro lugar. Por 43 anos, ele foi casado com Maria Jurema Borges Tonato, 68 anos.
- Fomos muito companheiros no nosso casamento. Ele era um ótimo marido e me carregava junto para todos os lugares aos quais ia. Havia vezes em que até ele nem queria ir a alguns evento, mas, se eu estava junto, ele ia - recorda a esposa.
Mesmo com a morte do marido, Jurema diz não querer sair da chácara do casal. A idosa diz que vai ficar na casa onde viveu momentos lindos ao lado do companheiro para cuidar de todas as coisas que eles adquiriram juntos. Os dois tiveram só uma filha, Lidiane, 32 anos, por quem Tonato tinha muito amor e carinho. O único neto, Cicero, 2 anos, era a grande paixão do avô. Os dois passavam muito tempos juntos. O genro, Rodrigo Cauduro, 45 anos, também tinha muito carinho pelo sogro.
Ainda de acordo com Jurema, o marido era muito quieto, mas, quando começava com suas brincadeiras e piadas para a família, virava quase um palhaço.
- Ele está fazendo muita falta, sabe? Meu marido estava sempre comigo, onde quer que eu fosse, desde o salão de beleza, até os encontros da nossa comunidade - conta ela.
Por 17 anos, o agricultor fez parte do grupo da terceira idade da Comunidade de Santa Flora. Além disso, ele também sempre ajudou a igreja e os vizinhos. O agricultor conquistou muitos amigos e era bastante conhecido na comunidade. Muitas pessoas lembram dele com um carinho imenso.

- Nós nos conhecíamos há 17 anos, desde que ele entrou no grupo da terceira idade. Era uma pessoa muito prestativa, calma e querida por todos nós. Estava sempre sorrindo, alegre e disposto a ajudar. Nunca o vi dizer uma única palavra que pudesse magoar ou entristecer alguém. Quando soube do falecimento dele, fiquei sem chão. Foi uma notícia muito triste - lamenta a amiga Lizete Toniolo Lorensi, 69 anos.
Nos tempos livres, o agricultor ia para o clube jogar bocha. Ele também tinha uma cancha em casa e gostava de ter a casa cheia de visitas aos finais de semana. Antes de se aposentar, o agricultor participou ativamente do Sindicato Rural, lutando pelos direitos da categoria.
A família tem recebido muito apoio e carinho de amigos e familiares nesse momento difícil. O agricultor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ficou cinco dias internado no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e morreu em 21 de novembro. Ele foi sepultado no dia seguinte no Cemitério de Santa Flora, distrito de Santa Maria.


Morreu o aposentado Jose Rosa Lopes Dutra

FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO


07/12 
Verenice Rodrigues Marques, aos 59 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em Formigueiro 
Mathias Edwino Hanauer, aos 91 anos, foi sepultado no Cemitério de São Geraldo, localidade de Santa Maria 

08/12 
Hildebrando Machado de Vargas, aos 89 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em São Martinho da Serra 
Jose Carlos Teixeira Soares, aos 58 anos, foi sepultado no Cemitério Ecuménico Municipal, em Santa Maria 
Renan Iensen, aos 64 anos, foi sepultado no Cemitério São José, em Itaara 
Julia Alves Sangoi, aos 85 anos, foi sepultada no Cemitério São Caetano, no distrito Boca do Monte, em Santa Maria 

09/12 
Osmar Francisco Polloni, aos 62 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

11/12 
José João Pereira, aos 102 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3221-1616

mais sobre:

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249