contatos Assine
obituário

Morreu funcionária da Universidade Federal de Santa Maria Antoninha dos Santos Pache

08 Janeiro 2018 00:00:00

A copeira do Restaurante Universitário deixa um legado de força e solidariedade. Confira outros falecimentos em Santa Maria e região

Fotos: Arquivo Pessoal/


Nascida em Mata, Antoninha dos Santos Pache, 65 anos, mudou-se ainda criança para Santa Maria, com os pais e irmãos. Ela foi casada com Luiz Carlos Pache (já falecido) por 48 anos. Os dois tiveram cinco filhos: Edisom Luiz, 48, Angela, 47, Cristiano, 39, Juliano, 31, e Emerson (já falecido). Por mais de três décadas, ela foi copeira do Restaurante Universitário (RU) do campus de Camobi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e fez muitos amigos na instituição.
Antoninha era avó de Michele, 29 anos, Andrei, 23, Bruno, 21, Luana, 19, Madson e Andriele, ambos de 18 anos, Eduardo, 16, e Marcela, 13. Ela também tinha duas bisnetas, Isabela, 7, e Valentina, 2.
De acordo com os filhos, Antoninha era uma mulher de muita fibra. Angela conta que, quando ela e os irmãos eram pequenos, a mãe resolveu voltar a estudar, prestou concurso, foi aprovada e assumiu o cargo no RU.
- Ela adorava estar na companhia dos colegas do restaurante, era uma felicidade para ela trabalhar lá. A Antoninha era uma colega muito participativa e ativa no ambiente de trabalho. Ela foi uma das nossas primeiras funcionárias - fala Sonia Venturini, auxiliar de nutrição dietética do R.U Centro.
A idosa também era uma mulher muito religiosa e costumava frequentar a Igreja Evangélica todos os domingos. Ao longos dos anos, ela fez muitos amigos no templo religioso.
Antoninha e o marido gostavam de reunir a família na residência do casal, no Bairro Parque Pinheiro Machado, para almoços regados a risadas. Nessas ocasiões, o marido ficava responsável pelo churrasco, e Antoninha, pelos acompanhamentos. Além disso, os dois costumavam promover encontros, aos finais de semana, entre os parentes e os amigos, com o objetivo de confraternizar e colocar o papo.

Animada, a idosa também não perdia uma chance de colocar o pé na estrada e viajar para conhecer novos lugares.
Segundo Angela, o pai de Antoninha, Saul Martins (já falecido), achava que a filha não iria crescer muito quando escolheu o nome dela. Mas, no fim das contas, para a filha, a mãe se tornou um verdadeiro gigante diante da vida.
- É bem difícil falar da minha mãe nesse momento, mas sempre vou lembrar dela com orgulho e carinho. A mãe tinha um grande coração e não media esforços para ver nossa família feliz - diz Angela.
Ainda de acordo com a filha, Antoninha deixa lições de determinação, honestidade e generosidade. Angela diz que a partida da mãe deixou uma grande vazio na família, mas garante que a história da idosa ficará marcada nas memórias e nos corações de todos os amigos e familiares que conviveram com ela.
Antoninha morreu em 8 de dezembro, durante o pós-operatório de uma cirurgia cardíaca. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria.


Morreu taxista Jefferson Batista Druzian Togni

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO 

Funerária Cauzzo 
22/12
Nisareti Marisa Dibi, aos 62 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Francisco Peres da Silva, aos 68 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

23/12
Susi Correa Domingues, aos 102 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

25/12
Vanda Costa da Rosa, aos 84 anos, foi sepultada no Cemitério de São Marcos, na localidade de São Marcos, em Santa Maria
Margarida Vilagran, aos 75 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3221-1616

mais sobre:

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249