contatos Assine
obituário

Morreu costureira Maria Izaltina Ferreira da Silva

05 Fevereiro 2018 15:00:00

A costureira que adoçou a vida da família. Confira outros falecimentos em Santa Maria e região

Fotos: Arquivo Pessoal


Cuidadosa com a saúde e regrada com as atividades físicas, Maria Izaltina Ferreira da Silva, 90 anos, era apaixonada por costura e começou a fazer roupas para os filhos e para ajudar no sustento da família. Maria costurava de tudo e, em época de desfiles farroupilhas, ficava rodeada de bombachas, vestidos de prendas e camisas de centros tradicionalistas. Seu ateliê era a sala de casa e era lá mesmo que ela atendia os clientes.
Foi nesse ramo de tecidos, linhas e agulhas que a idosa se aposentou. Além de trabalhar muito durante a vida, Maria criou os seis filhos: Valmir, Almir, Ademir (já falecido), Alcir, Silzamar e Lucimar. A costureira morava com a caçula, que seguiu os passos da mães e, hoje, é costureira.
Maria foi casada por mais de 60 anos com Claudionor Pedroso da Silva (falecido). Os dois eram jovens quando se conheceram. Maria dava aulas para a comunidade onde morava, e Silva frequentava a classe. Aos poucos, os dois foram se apaixonando e se casaram.
- Eu ajudava a mãe a cuidar do pai quando ele adoeceu. Eles moravam em Itaara, na chácara que o pai comprou há mais de 40 anos. Mas, quando ele faleceu, ela não tinha condições de ficar lá sozinha, e eu a trouxe para Santa Maria para morar comigo. Até os 87 anos, ela era independente, caminhava sozinha e se virava nas tarefas domésticas - recorda Lucimar. 
Maria sofria do Mal de Alzheimer e precisava de cuidados redobrados por parte da família. Em alguns momentos, precisava ser carregada no colo por não conseguir caminhar. Eram os filhos que, normalmente, levavam a mãe nos braços para onde ela necessitava ir.

- Às vezes, os meninos não estavam ou não podiam vir aqui, e eu mesmo a carregava. Nós nos dávamos muito bem. Eu sabia que ela me considerava como um filho, e eu a ela, como mãe. Passávamos horas conversando e rindo - lembra Oreci Maciel de Menezes, marido de Lucimar.
Nascida em Júlio de Castilhos, Maria se mudou para Itaara com o marido, a trabalho. Muito alegre e sorridente Maria tinha paixão por cozinhar, hábito que cultivou até os 84 anos. Na cidade serrana, fez diversos bolos de casamentos e de aniversários, além de estar sempre inventando alguma comida nova para agradar a todos que esperavam ansiosos por seus famosos quitutes. 
A idosa também gostava de estar muito bem informada lendo jornais e vendo as notícias pela televisão. Sua casa era um ponto de encontro dos 20 netos, 21 bisnetos e dois trinetos, além dos amigos e conhecidos. A costureira faleceu em casa de causas naturais, em 21 de janeiro, e foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério São José, em Itaara.  

Morreu jornalista Patrícia Saideles

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária Cauzzo
21/01
Maria Izaltina Ferreira da Silva, aos 90 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Itaara

23/01
Maria do Carmo Leite Jardim, aos 81 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
João Francisco Clemente, aos 91 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Luiz Carlos Recchini Garrido, aos 75 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

24/01
Irma Joanna Steindorff de Araujo, aos 95 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria

25/01
Claudio Domingos Rosa Lucion, aos 73 anos, foi sepultado no Cemitério de São Marcos, interior de Santa Maria

26/01
Adão Canabarro de Lima, aos 105 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249