contatos Assine
obituário

Morreu agricultor Renato Antônio Zavarese

16 Abril 2018 12:30:00

Apaixonado pelo Grêmio, ele dedicou a vida a cuidar da família. Confira outros falecimentos em Santa Maria e região

Fotos: Arquivo Pessoal


O agricultor Renato Antônio Zavarese, 67 anos, nasceu em Dona Francisca, na região da Quarta Colônia. Mas foi em Formigueiro, na Granja Sossego, que ele passou a maior parte da vida. Apaixonado pela lida do campo, Zavarese plantava arroz, soja e o que mais pudesse cultivar. Descrito pela família como um pai, marido e avô presente, o agricultor não dispensava a companhia das duas filhas Daniela Zavarese, 45, e Patrícia Zavarese, 40, e da esposa Eronita Rosália Zavarese, 68. Ele e a mulher se conheceram em um baile na localidade de Santuário, pertencente ao município de Restinga Sêca, e ficaram juntos por 47 anos.

As filhas nasceram em Formigueiro, onde a família residiu por longos anos. Há 25 anos, a família mudou-se para Santa Maria, no Bairro Urlândia, onde Zavarese fez muitos amigos. Aos finais de tarde, o idoso tinha o costume de ficar conversando com os vizinhos.

- Como ele era fanático pelo Grêmio, esse era sempre o assunto dele. O pai amava o time e não perdia um lance, seja assistindo pela televisão ou escutando pelo rádio. Além de estar sempre bem informado sobre o time, ele também gostava de acompanhar as notícias pela televisão - recorda a filha mais nova.

Aos finais de semana de folga, Zavarese costumava ir para a Granja do Sossego para pescar com amigos e conhecidos. O idoso adorava relembrar, com eles, os velhos tempos.

No bairro em que morava em Santa Maria, ele mantinha uma horta com verduras e temperos e dizia que não queria perder o hábito de mexer na terra.

De acordo com Patrícia, a grande herança deixada pelo pai foi a honestidade. Ele também ensinou as filhas a trabalharem e lutarem pelos sonhos e ajudou a cuidar de todas as netas: Andriela, 28 anos, Nathaniel, 22, Gabriela, 20, e Letícia, 10. A mais nova passava todos os dias com ele. Como a família costumava dizer, um cuidava do outro.

Sempre de bem com a vida, Zavarese era muito fiel aos amigos e, todos os dias, procurava por eles para saber como estavam.

Quando era mais novo, o agricultor participava de bailes no Centro Tradicionalista Gaúcho Os Carreteiros, em Formigueiro. Também era a música gaúcha que o animava para trabalhar no campo acompanhado de um rádio. Além disso, ele também ouvia músicas sertanejas e os jogos do time do coração. Eronita conta que ficou ao lado do marido por muito tempo e batalhava com ele para que tivessem uma boa vida.

- Quando morávamos na fazenda, ele batalhou para nos dar uma vida boa. Eu fiquei sempre ao lado dele e levava a todos os médicos que ele precisava. Ele tinha ciúme de mim e sempre me defendia - recorda Eronita.

Zavarese precisou ser levado ao Pronto Atendimento Municipal na noite de 14 de fevereiro para atendimento. Ele faleceu em 15 de fevereiro, em decorrência de uma parada respiratória, e foi sepultado no dia seguinte, às 16h, no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria.

Morreu funcionário público Valentin Fontelle Bueno

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária São Martinho

01/04

Conceição de Assis Ortis Ribas, aos 66 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

03/04

Maria do Horto Mello Holzschuh, aos 81 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Itaara

04/04

Ronaldo Soares Rodrigues, aos 24 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

Dagoberto Correa Pedrollo, aos 56 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

05/04

Marco Antonio Heinrich, aos 49 anos, foi sepultado no Cemitério São José, em Santa Maria

06/04

Juracy Saidelles Teixeira, aos 83 anos foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249