contatos Assine
obituário

Morreu a dona de casa Elizena Maria Saccol

26 Janeiro 2018 16:00:00

A casa dela era a referência para quem precisava de informações no distrito. Confira outros falecimentos em Santa Maria e região

Fotos: Arquivo Pessoal

Durante toda a vida, Elizena Maria Saccol, 69 anos, morou em Boca do Monte, distrito de Santa Maria. Foi lá que ela conheceu o marido, Albino Cielo (já falecido), quando ele estava construindo a cancha de bocha da Sociedade Concórdia. Os dois permaneceram casados por quase 20 anos. 

Mesmo aposentada, a mãe Zena, como carinhosamente era chamada pelos amigos e vizinhos, dedicou seu tempo à comunidade. Todas as tardes, ela abria as portas de casa para receber os conhecidos e tomar chimarrão. O movimento era tão grande que a casa já tinha apelidos como restaurante e rodoviária e virou um ponto de referência na Rua Euclides da Cunha, próximo a Sociedade Concórdia.

Às terças-feiras, Zena fazia uma de suas atividade favoritas: cozinhar para os amigos, que adoravam almoçar com ela.

- Não importava a hora e nem quem estava chegando, a mãe Zena tinha sempre a comida pronta e a mesa posta, além do mate e do café também. Ela foi uma grande referência para todos nós aqui da Boca do Monte. Quem quisesse informações era só chegar na casa dela e perguntar que ela sabia - recorda a vizinha e amiga Leila Vedovotto Ilha, 44 anos.

A alegria que Zena sentia por viver se intensificou em agosto de 2012, quando a idosa se submeteu a uma complexa cirurgia do coração, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Desde então, ela passou a sonhar com uma vida nova.

A idosa não teve filhos biológicos, mas cuidou com todo o amor de Ingrid, 24 anos, Bruno, 21, e Alice e João Pedro, ambos de 15 anos, a quem ela chamava de filhos do coração. Das irmãs Ingrid e Alice, a aposentada cuidou desde muito cedo, já que a mãe das meninas trabalhava fora.

- A mãe adorava crianças e elas adoravam a mãe. Era bonito de ver ela feliz da vida com os pequenos. Sempre havia uma criança em volta dela - diz Ingrid. 

Além de Leila, a sobrinha Ângela e os filhos também ajudavam a cuidar da aposentada, assim como outros vizinhos. Todos tinham um carinho imenso por ela.

Elizena amava seu lar e o distrito de Boca do Monte, local que dizia ser a Terra de Deus. De acordo com a filha Ingrid, a aposentada era muito divertida e tinha muita fé em Nossa Senhora Aparecida.

- A mãe estava sempre de bem com a vida e com todo mundo, nunca a vimos de mau humor. Era uma pessoa capaz de cativar a todos e gostava de reunir quem se sentia bem em sua casa - diz Ingrid.

Aos filhos e familiares, Elizena deixa o ensinamento de aproveitar cada momento e não reclamar da vida, apenas agradecer pelas bênçãos recebidas.

A aposentada foi internada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em 8 de janeiro e foi transferida ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) no mesmo dia, devido a uma parada dos rins. Em 10 de janeiro, ela sofreu uma falência de múltiplos órgãos e não resistiu.

A idosa foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério São Caetano, no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria. 

Morreu professora Élida Souto Miranda

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária Cauzzo
13/01
Zilda Cortes dos Santos, aos 64 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em Capão do Cipó

16/01
Zeneida Barragan de Lima, aos 64 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Izidio Antonio Mainardi, aos 83 anos, foi sepultado no Cemitério de Arroio Grande, distrito de Santa Maria

17/01
Neuza Lopes Ventura, aos 74 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

18/01
Francisco Valdenir Pazzato, aos 62 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em São Martinho da Serra

19/01
Onofre Pase, aos 87 anos, foi sepultado no Cemitério de Três Mártires, em Silveira Martins

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249