contatos Assine
apreensão rara

Pistola da mesma marca da usada pelo exército nazista pode integrar acervo do Memorial Mallet

11 Janeiro 2018 16:06:00

Exército demonstrou interesse em ter a arma que foi apreendida em Santa Maria

Foto: Divulgação Polícia Civil

O destino da pistola Luger 9mm, famosa mundialmente por ser a arma utilizada pelos oficiais do exército nazista durante a 2ª Guerra Mundial, pode ser um museu de Santa Maria. O armamento, apreendido pela Polícia Civil durante um cumprimento de mandato de busca e apreensão, na Vila Sete de Dezembro, na quarta-feira, é uma raridade e despertou o interesse do Exército de Santa Maria. 

Conforme o comandante da sessão de comunicação da 3ª Divisão do Exército, coronel Leiria do Nascimento, o pedido para que a Luger integre o acervo do Memorial Mallet será sugerido ao comandante da 3ª DE, general Marco Antonio Amaro.

_ Aguardaremos as investigações da Polícia Civil quanto à procedência do armamento. Se ela não pertencer a um colecionador e ficar confirmada sua origem indefinida, temos interesse em que integre o nosso acervo após os trâmites legais (a arma fica em posse da Polícia Civil e da Justiça até a finalização do processo criminal como prova). Temos museus militares em Porto Alegre e em São Gabriel e trocamos peças. Aqui, no Mallet, já temos uma Luger, mas será uma ótima sugestão termos mais uma _ afirmou o comandante.

A ARMA DE HITLER E DO CANGACEIRO LAMPIÃO

A Polícia Civil vai investigar a procedência da Luger encontrada em Santa Maria. Por se tratar de uma pistola rara, acredita-se que ela seja de algum colecionador e possa ter sido roubada.

Conforme o colecionador de armas e instrutor de tiros junto do Exército, Giovanni Millani, uma Luger 9mm original é avaliada em cerca de 1,4 mil dólares (em torno de R$ 5 mil), dependendo do seu estado de conservação.
_ A Luger entrou no Brasil como espólio de guerra. Como se sabe, os pracinhas brasileiros lutaram na 2ª Guerra. Eles trouxeram essas armas como troféus, souvenirs dos campos de guerra. Ela ficou conhecida por ser cobiçada pelos militares dos exércitos inimigos dos nazistas. No caso da encontrada em Santa Maria, é rara pelo seu estado de conservação, pelo que pude ver nas imagens divulgadas _ afirmou Millani.

Segundo o colecionador, a Luger é segura, confiável (que não trava ou apresenta falhas na hora do tiro), ergonômica (parece a extensão do corpo humano), confortável e leve. No Brasil, ela ficou conhecida como a arma usada por Lampião do cangaço.

_ O lendário Lampião andava com duas delas _ comenta.

Atualmente, a Luger se encontra à venda na Internet entre colecionadores pelo mundo.

Ela aparece em vários filmes que tratam da temática da 2ª Guerra Mundial. Um deles é o clássico de Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios. Na cena final do filme, de 2009, o tenente americano Aldo (interpretado por Brad Pitt) recebe a arma das mãos do oficial nazista Hans Landa (interpretado por Christoph Waltz) após sua captura. 

Veja a cena final do filme:




fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249