contatos Assine
lazer

Cinco pracinhas já estão liberadas para a criançada brincar em Santa Maria

12 Fevereiro 2018 14:45:00

Brinquedos novos são instalados na mesma região da cidade

Thays Ceretta

Fotos: Lucas Amorelli (Diário)
Duas praças do Bairro Tancredo Neves receberam brinquedos novos e foram inauguradas oficialmente

Aos poucos os dias de sol ganham outro significado: brincar na pracinha. Estar ao ar livre faz bem para o físico, para o psíquico e para o comportamento da criança, além de fortalecer o vínculo com pais ou responsáveis e fazer novas amizades. Desde a última quinta-feira, mais dois espaços de lazer e diversão estão prontos para as crianças usufruírem. A prefeitura de Santa Maria inaugurou e liberou oficialmente para o uso da comunidade duas Praças, Mariazinha Penna (junto ao Ginásio do Oreco) e Jornalista Petrônio Cabral, ambas ficam no Bairro Tancredo Neves. Agora, a cidade para a ter cinco locais prontos com os kits novos liberados e testados.

Os espaços ficaram por cerca de dois anos vazios. O final de semana de calor e temperaturas altas fez muitas famílias levarem os pequenos para brincar na área verde. A técnica de enfermagem, Jocemara Hundertmarck e o marido Alziro Dineck levaram o chimarrão para conversar com os amigos enquanto as crianças brincavam. Para eles, os brinquedos estavam fazendo falta, mas algumas questões precisam ser avaliadas.  

- A pracinha ficou boa, mas precisava de mais areia, a gente percebe que quando as crianças descem no escorregador às vezes batem a coluna porque ficou alto. As gangorras tem um acabamento um pouco pontudo e pode ser perigoso, além de faltar iluminação, segurança e banheiro - analisou Jocemara.

Santa-marienses têm até quarta-feira para pagar segunda parcela do IPTU

Mesmo assim, os pais da Helena, 4 anos, comentam que o local ficou agradável, para suprir as idas a pracinha, eles jogavam bola com a filha no mesmo lugar onde os brinquedos foram instalados. Nas rodas de conversas, o assunto era o mesmo, a avaliação da pracinha, mas dividia opiniões. Os pais e responsáveis pelas crianças sugerem que o local deveria ter placas indicando a idade e o peso das crianças para usar os brinquedos e que tivesse horário para abrir e fechar.

A enfermeira Patrícia Tuchtenhagen, 35 anos e o marido, José Augusto Frazão do Nascimento, 43, militar, levam a filha, Bárbara 4 anos na pracinha todo o fim de tarde para aproveitar as férias escolares. Para eles o lugar está mais movimentado e os brinquedos estão fazendo a alegria dos pequenos.

- Eu avalio pelo o que não tinha e não o que está faltando, a minha filha não reclamou de nada. A gente espera que a comunidade também cuide, se antes não tinha nada e agora tem, temos que agradecer - afirma Patrícia.

Três balneários estão impróprios para banho na região

Aos poucos as 36 praças e áreas do município vão mudando e cenário e de cor. A previsão é que todo o trabalho esteja concluído até 5 de março, serão 52 kits instalados em 36 praças e áreas do município. Até o momento, 38 kits já foram instalados em 25 praças. Cinco espaços já foram liberados para uso da comunidade. Os kits contam com um gira-gira, um escorregador, uma estrutura com quatro balanços e uma gangorra. Os brinquedos foram licitados pelo Executivo, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Espaços liberados para uso 

  • Distrito de Boca do Monte - Região Subprefeitura (2 kits)
  • Praça Miguel Meirelles - Bairro Camobi (2 kits)
  • Praça General Osório - Bairro Passo D'areia (2 kits)
  • Praça Mariazinha Penna, junto ao Ginásio Esportivo Oreco  - Bairro Tancredo Neves (2 kits)
  • Praça Jornalista Petrônio Cabral  - Bairro Tancredo Neves (2 kits)

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249