contatos Assine
Segurança

Bairro Nova Santa Marta já conta com Base Móvel Comunitária

16 Maio 2018 20:24:00

Iniciativa é uma forma de evitar que os moradores não fiquem desassistidos


Foto: Renan Mattos (Diário)

A comunidade do Bairro Nova Santa Marta ganhou um reforço na área da segurança pública. Foi instalada nesta quarta-feira, no bairro da região oeste de Santa Maria, a Base Móvel Comunitária da Brigada Militar (BM), vinculada ao 1º Regimento de Polícia Montada de Santa Maria (RPMon) da BM. Segundo o responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO Central), coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, a base, instalada na Avenida Manoel Mallmann Filho, em frente à creche Sinos de Belém, é a 10ª do Estado e a primeira em Santa Maria. Ele explica que a escolha da Nova Santa Marta foi por conta do alto índice de vulnerabilidade daquela área e da grande frequência de ocorrências policiais na região.

_ Entre os objetivos da base, estão fortalecer a aproximação com a comunidade, por meio de vínculo e confiança entre moradores da Santa Marta e os policiais que estarão de serviço lá. Além de um ou dois soldados no posto, haverá patrulhamento na região. Dessa forma, tanto flagrantes quantos registros de ocorrências serão atendimento por todo o bairro _ explica o coronel.

Consepro é instalado em Santa Maria

O comandante Dutra acrescenta que os policiais militares que atuarão na base foram treinados para atender ações comunitárias. Para que o objetivo de confiança, segurança e vínculos sejam estabelecidos, a base móvel funcionará com o mínimo de rotatividade possível. Assim, boas práticas de convivência na região poderão ser potencializadas.

_ Essa primeira base aqui servirá de laboratório para instalações de outras futuramente. A ideia do comando regional é que cada cidade-sede do RPMon instale bases de segurança. Mas isso ainda é um processo em construção _ afirma Dutra.

PROJETO-PILOTO
Segundo o tenente-coronel à frente do 1º RPMon, Erivelto Hernandes Rodrigues, as viaturas da Brigada Militar já faziam constantes patrulhamentos no Bairro Nova Santa Marta. Como um dos idealizadores da base móvel, ele explica que o posto funcionará como mais uma forma de evitar que a comunidade fique desassistida e atuará em ações específicas, como entrada e saída das escolas, eventos em fins de semana, entre outros, conforme a demanda. 

_ A base móvel vem para minimizar os índices de criminalidade em Santa Maria, o que, felizmente, já vem acontecendo se compararmos este quadrimestre com o mesmo período de 2017. É um projeto-piloto que será avaliado aos três meses de funcionamento. Se necessário, iremos diminuir ou aumentar o policiamento no bairro _ adianta Hernandes.

A Base Móvel Comunitária vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos finais de semana, conforme atividades na região, como festas, feiras etc. O evento de lançamento também contou com a participação do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer.


fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249