contatos Assine
Ensino Superior

Unifra dá mais um passo para tornar-se Universidade

24 Janeiro 2018 17:38:00

A partir da publicação no Diário Oficial da União, Santa Maria terá a segunda universidade fundada no município

Joyce Noronha


Fotos: Charles Guerra (Diário)
Instituição protocolou pedido para ser universidade há dois anos. Em agosto do ano passado, recebeu nota máxima na avaliação de critérios do MEC

O Centro Universitário Franciscano (Unifra) avançou mais um passo para transformar-se em Universidade Franciscana (UFN). Segundo a reitora da Unifra, irmã Iraní Rupolo, por volta das 16h desta quarta-feira, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a mudança da instituição de centro universitário para universidade. Para concluir o processo, faltam a homologação do ministro da Educação, José Mendonça Filho, e a publicação no Diário Oficial da União (DOU). 

Instituições da região oferecem mais de 3,8 mil vagas pelo Sisu

A reitora explica que não há um prazo para as próximas etapas, mas está confiante que isso ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. Apesar de ainda não poder chamar a instituição de universidade, ela comemora mais uma etapa vencida.

- Estamos muito felizes e aguardávamos a confirmação. Nossa avaliação pelo MEC (Ministério da Educação) foi perfeita. Gostaríamos de começar o ano como universidade. Talvez não dê. Mas, no primeiro semestre, com certeza, seremos universidade - espera a irmã Iraní.

PROCESSO

Centro universitário há 17 anos, a instituição protocolou o pedido para transformar-se em universidade há cerca de dois anos. Nesse período, passou por diversas etapas de avaliação do Ministério da Educação (MEC) para que fosse verificado se a instituição de ensino estaria capacitada para a mudança.

Em agosto de 2017, quando foi confirmado o primeiro passo nessa transformação, tendo a Unifra recebido a nota 5 (nota máxima) na avaliação do MEC, a reitora contou ao Diário que, entre os critérios avaliados, estavam planos de desenvolvimento, planejamento institucional, infraestrutura, reconhecimento de cursos, alvarás, construções, atendimento legal e arquivo acadêmico.

Na mesma entrevista, Iraní disse que, a partir do momento em que a instituição ganhar o status de universidade, todos os alunos matriculados se formam pela Universidade Franciscana (UFN).

- Conta a partir do momento da conclusão do curso. As primeiras turmas de Medicina e de Tecnologia em Jogos Digitais se formarão na UFN - comemorou Iraní na época.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249