contatos Assine
ensino superior

UFSM oferece curso de formação para ingresso na pós-graduação

30 Março 2018 10:29:00

Oportunidade é para autodeclarados negros e pardos. Também podem se inscrever indígenas e pessoas com deficiência

Joyce Noronha


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
É a segunda vez que a UFSM oferta o curso, que foi criado pelo MEC

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) prorrogou até 9 de abril as inscrições para o Curso de Formação Pré-Acadêmica de Acesso a Pós-Graduação do Programa Abdias Nascimento. São ofertadas 40 vagas.

Escola João da Maia Braga está mais perto de ter caixa d'água nova

Podem concorrer candidatos que concluíram ou que estejam finalizando a graduação em instituições públicas de Ensino Superior autodeclarados pretos, pardos ou indígenas residentes em território nacional comprovados por declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai). Também podem tentar vaga pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, e candidatos com deficiência cuja limitação resulte em necessidade educacional especial. 

De acordo com a titular da Coordenadoria de Ações Estudantis (Caed) da UFSM, Silvia Pavão, o curso é uma criação do Ministério da Educação (MEC), e essa é a segunda vez que a UFSM oferece a formação. Ela explica que o curso busca preparar estudantes de um grupo específico para o ingresso na pós-graduação.

Falta de recursos para assistência estudantil preocupa reitor da UFSM

- A escolha do público não é feita pela UFSM. Quem define é o MEC. Fomos questionados sobre isso no ano passado, mas acredito que o MEC escolheu atender estas pessoas que, às vezes, não tem possibilidade ou acesso a esse tipo de informação - diz Silvia.

COMO SE INSCREVER
Interessados em concorrer a uma vaga devem entregar ou enviar os documentos (listados a seguir) em envelope. A entrega deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, na sede da Caed (prédio 67, sala 1.116, no campus Camobi). Confira:

  • Anexo I (orientações sobre a documentação comprobatória que deve ser enviada) 
  • Anexo II (Ficha Cadastral) preenchida e assinada pelo candidato
  • Anexo III (Ficha de Autodeclaração), preenchida e assinada pelo candidato autodeclarado (preto, pardo ou indígena)
  • Anexo IV (Ficha de Declaração Indígena) preenchida e assinada
  • Anexo V (Ficha de Declaração da Funai) preenchida e assinada
  • Cópia dos documentos de identificação (carteira de identidade, CPF)
  • Cópia do diploma de graduação ou declaração do Coordenador do curso que comprove que o candidato está matriculado no último semestre do curso de graduação
  • Cópia do Currículo Lattes com comprovação
  • Uma foto 3x4

*Os anexos estão disponíveis no final do edital 002/2018

Fonte: Caed

SELEÇÃO
Além de entregar documentação, os candidatos passarão por uma entrevista presencial na Caed, com duração de 20 minutos. É de responsabilidade do concorrente verificar a data e horário de sua entrevista, que estará disponível no site da Coordenadoria. Não será permitido enviar representante à entrevista. 

O Programa Abdias do Nascimento oferece esse curso de formação preparatória na modalidade de extensão, com carga horária de 180 horas. Os módulos do curso compreendem metodologia científica, idioma estrangeiro instrumental, produção de artigos acadêmicos, organização de currículo e projeto de pesquisa, entre outras temáticas.

Um mês após aulas começarem, escolas municipais ainda estão sem professores

As orientações sobre inscrição e atendimento especial, entre outras informações, estão no edital 002/2018. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail abdiasabdias2017@gmail.com ou pelo telefone (55) 3220-9622.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249