contatos Assine
educação

Laboratório da UFSM ganha reconhecimento por desenvolver aplicativos

30 Abril 2018 10:00:00

Programas para dispositivos Android criados na universidade foram listados em ranking mundial

Joyce Noronha

Foto: Joyce Noronha (Diário)
Laboratório é responsável pela produção de aplicativos de serviços para, por exemplo, medir terrenos

Pesquisar, estudar, fazer um trabalho e ter o esforço reconhecido deixa qualquer pessoa feliz. Imagine então ter retorno positivo de um avaliador que analise trabalhos realizados no mundo todo? Foi isso que ocorreu com o Laboratório de Geomática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O setor foi inserido pelo site Appbrain no grupo restrito Top 5% de desenvolvedores com o maior número de aplicativos disponíveis na categoria Ferramentas ("Tools"), para telefones celulares que usam o sistema Android. 

Na mesma categoria, o laboratório também está entre os 10% com maior número de instalações nos últimos 30 dias, e sua nota média de 4,37 (sendo 5 o conceito máximo) o coloca entre os 10% com melhor avaliação dos usuários. A maioria dos aplicativos disponibilizados pelo Laboratório de Geomática tem as suas funcionalidades associadas ao programa CR Campeiro. Elas incluem a obtenção de coordenadas geográficas e localização de áreas, estatísticas sobre nutrição de animais, estimativas para o preço da soja, registro de dados sobre o rebanho bovino e levantamento de áreas florestais, entre outras.

Com 63 anos de história, UFN comemora oficialização

SURPRESA E ALEGRIA
O professor do Departamento de Engenharia Rural Ênio Giotto, que é um dos educadores que orientam os estudantes no laboratório, diz que o Appbrain avalia todos os aplicativos disponíveis no Google Play Store (provedor dos apps disponíveis para o sistema Android). Ele diz que foi uma alegria ver os índices alcançados pelos aplicativos disponibilizados pelo laboratório. 

Giotto conta que, entre os aplicativos desenvolvidos pelo laboratório, os de maior sucesso são o C7 GPS Dados e o C7 GPS Malha, cada um com número de instalações superior a 50 mil. Ambos têm entre as suas principais ferramentas a medição de terrenos, com a diferença de que o Malha é voltado principalmente para a agricultura de precisão, enquanto o Dados é mais adaptável a finalidades diversas.

O engenheiro florestal e doutorando em Engenharia Agrícola Fábio Soares Pires, 36 anos, participou da elaboração dos aplicativos avaliados pelo Appbrain e diz que foi uma surpresa ver a avaliação.

- A gente nunca espera, vamos desenvolvendo os apps para disponibilizar ferramentas de trabalho, geralmente para os alunos recém-saídos da universidade, que precisam de um auxílio. Então, a gente pensou em criar algumas ferramentas para facilitar o trabalho e ingresso no mercado de trabalho - explica o aluno de pós-graduação, que trabalha no laboratório há 11 anos, desde a graduação.

Fames completa 20 anos em Santa Maria

SETOR PÚBLICO
O laboratório também desenvolveu outros aplicativos que não são disponibilizados para o público em geral, pois são de uso específico de entidades e instituições, via convênio com a UFSM. Para a prefeitura de Santa Maria, o laboratório desenvolveu no ano passado, por exemplo, um aplicativo para o mapeamento das estradas rurais do município e outro voltado para o combate à leishmaniose. O laboratório também já demonstrou interesse em criar um aplicativo para ajudar no combate à toxoplasmose

A tecnóloga em geoprocessamento e estudante da especialização em Geomática Quelen Gomez, 38 anos, é uma das desenvolvedoras destes aplicativos e diz que é muito gratificante realizar ferramentas que possam auxiliar a cidade em que ela mora.

Mesmo que esses aplicativos sejam disponibilizados apenas para a prefeitura, ela diz que ver a avaliação do Appbrain para os outros programas desenvolvidos pelo laboratório receberem avaliações tão boas é ótimo.

O colega Vitor Hugo de Almeida Júnior, 22 anos, que também faz especialização em Geomática, diz que é um orgulho ver o trabalho dele e dos colegas ser reconhecido. Ele conta que ajudou no desenvolvimento do C7 Geotopo, disponível no Appbrain, e também trabalha em outros aplicativos destinados aos conveniados.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249