contatos Assine
ensino superior

Inscrições para o Enem se encerram nesta sexta

17 Maio 2018 10:30:00

As provas ocorrem nos dias 4 e 11 de novembro


Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

Termina, nesta sexta-feira, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante da rede pública que concluir o Ensino Médio neste ano e vai fazer a prova tem a gratuidade assegurada automaticamente no momento da inscrição, que deve ser feita por meio do site. Já os candidatos que precisarem de atendimento especializado devem fazer o pedido no ato da inscrição e comprovar, posteriormente, a necessidade. 

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular de inverno da UFN

Os inscritos que apresentarem, como por exemplo, baixa visão, deficiência auditiva ou intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez e surdocegueira têm direito ao atendimento especializado. Entre os recursos que podem ser disponibilizados para esses candidatos incluem-se prova em braile, tradutor-intérprete de língua brasileira de sinais (libras), videoprova em libras (vídeo com a tradução de itens), prova com letra ampliada, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. O material será vistoriado pelo aplicador.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter o direito reconhecido, é preciso apresentar documento legível que comprove a necessidade, contendo o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além de assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), registro do Ministério da Saúde (RMS) ou registro de órgão competente.

UFSM está entre as 350 melhores universidades dos países emergentes

O participante com transtorno global do desenvolvimento (dislexia, discalculia e déficit de atenção) poderá apresentar declaração ou parecer, com seu nome completo, emitida e assinada por entidade ou profissional habilitado, na área da saúde ou similar, com a descrição do transtorno, a identificação da entidade e do profissional declarante, informou o MEC.

Já as gestantes, idosos, lactantes, estudante em classe hospitalar ou outra situação específica podem requerer atendimento específico, que inclui prestar o exame em sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, apoio para perna e pés etc.

Os candidatos que tiverem as solicitações de atendimento especializado e específico reprovadas serão comunicados por e-mail ou pelo celular cadastrados durante a inscrição e terão prazo de cinco dias úteis para enviar novo documento pela Página do Participante. Caso o segundo documento enviado não esteja de acordo com as regras do edital, o participante não receberá o atendimento solicitado e ficará sem direito aos recursos e auxílios de acessibilidade.

Fique de olho

  • Inscrições - Até as 23h59min do dia 18
  • Como fazer - Pelo site. Para se inscrever é necessário ter o CPF em mãos
  • Taxa de inscrição - R$ 82. O pagamento deve ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, lotéricas e Correios
  • Nome social - A solicitação de atendimento deve ser feita de 28 de maio a 3 de junho
  • Local de prova - Será divulgado em outubro
  • Provas - Dias 4 e 11 de novembro de 2018
  • Divulgação dos resultados - Janeiro de 2019
  • Atendimento especial - Quem precisa de atendimento especializado precisa solicitar no ato da inscrição

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249