contatos Assine
de olho no prazo

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

06 Maio 2018 17:04:00

Mesmo quem garantiu isenção precisa fazer a inscrição


Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

Atenção, estudantes do Ensino Médio!  Começa hoje o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aqueles que desejam concorrer a uma vaga em instituições públicas ou privadas de Ensino Superior precisam se organizar para não perder o prazo. As inscrições vão até o dia 18 de maio e devem ser feitas no site.

10 instituições abrem a temporada de vestibulares de inverno na região

O Ministério da Educação (MEC) alerta que todos devem fazer a inscrição no período indicado, ou seja, o fato de a isenção da taxa ser aprovada não significa que o participante esteja automaticamente inscrito. No sábado, o instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep divulgou o resultado dos recursos, consolidando a relação de pessoas com direito a não pagar inscrição. 

O Enem, que completa 20 anos em 2018, será aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30min de duração. Já no segundo dia, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração, 30 minutos a mais do que no ano passado.

PREPARAÇÃO
Para quem deseja tentar uma vaga nas principais universidades públicas e privadas do País, chegou a hora de intensificar a rotina de estudos e começar a se preparar para os dois dias de prova, com planejamento e calma.

Santiago sediará o primeiro debate com pré-candidatos a governador

O Enem é uma prova procurada pelos estudantes para adquirir bolsas de estudos universidades privadas ou garantir vaga nas instituições públicas e por isso tem milhões de inscritos de olho nessas vagas, todos os anos. Fazer o Enem também é necessário para quem pretende pagar os estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).  Estudantes que não terminaram o Ensino Médio também podem fazer para testar o seu conhecimento e também se preparar para o próximo exame.

Em algumas edições a prova vem sofrendo mudanças. Uma delas foi no ano passado, de aplicar a prova em dois domingos. A medida foi aprovada por parte de quem se prepara durante todo o ano. A estudante do 3º ano no Ensino Médio Nathália Schlossmacker Lange, 17 anos, é umas das pessoas que aprovou a medida. Ela conta que tem mais tempo para descansar e revisar o conteúdo. Natália está pronta para fazer a inscrição ainda nesta segunda:

- Eu decidi fazer a inscrição e já pagar antecipadamente para não correr o risco de ter problemas tanto com a internet com quanto no pagamento do banco, assim, fico mais tranquila - contou.

CRONOGRAMA DO ENEM 2018

  • Inscrições - começam nesta segunda até as 23h59min de 18 de maio
  • Como fazer - pelo site www.enem.inep.gov.br/participante. Para se inscrever é necessário ter o CPF em mãos
  • Taxa de inscrição - R$ 82. O pagamento até 23 de maio nas agências bancárias, lotéricas e Correios
  • Nome social - a solicitação de atendimento deve ser feita de 28 de maio a 3 de junho
  • Local de prova - Será divulgado em outubro
  • Provas - dias 4 e 11 de novembro
  • Divulgação dos resultados -  janeiro de 2019
  • Atendimento especial - quem precisa de atendimento especializado precisa solicitar no ato da inscrição 

PRINCIPAIS DÚVIDAS
Quais documentos que preciso ter no ato da inscrição do Enem 2018?
Para fazer a inscrição do Enem 2018, segundo o edital, é preciso ter em mãos o número do seu CPF e RG. Além disso, será necessário informar um e-mail individual e válido para cadastro. Pois, é nesse e-mail que você vai ter como acompanhar seu cadastro como também trocar senha. É preciso, ainda, informar um número de telefone atualizado.

Perdi a minha senha de acesso, e agora?
É preciso ter cuidado com a senha, pois, com ela você terá acesso à Página do Participante Enem 2018, ao Cartão de Confirmação de Inscrição, consulta de resultados individuais e também para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior oferecidos pelo MEC (Ministério da Educação).Caso você a esqueça, será preciso acessar a Página do Participante para pedir que sua senha seja encaminhada para o e-mail cadastrado ou, via SMS, para o seu celular.

Qual valor preciso pagar para confirmar a inscrição do Enem?
Para quem não tem isenção de pagamento, a taxa para prestar o Enem 2018 será de R$ 82, o mesmo valor de 2017.

Veja a programação completa da Feira do Livro de domingo e segunda

Como pedir atendimento especializado/específico durante a prova do Enem?
Será preciso que a pessoa solicite o atendimento especializado ou específico para os dias de prova do Enem durante a inscrição. Ainda na página de inscrição, será preciso informar qual é a condição que justifica o atendimento e qual recurso de acessibilidade ou auxílio serão necessários durante os dias de prova.

Como solicitar o uso do nome social?
Os candidatos que querem ser atendidos pelo nome social, ou seja, participantes travesti ou transexuais que serem ser reconhecido pelo seu gênero podem solicitar na página do participante do dia 28 de maio até o dia 3 de junho.

O que é Cartão de Confirmação da Inscrição?
Após o final de inscrição no Enem 2018 e o pagamento da taxa, o site de cadastro do Enem disponibilizará o seu Cartão de Confirmação da Inscrição, que conterá informações importantes sobre a prova como, por exemplo, número de inscrição, data, hora, atendimento específico ou especializado (caso seja solicitado), local de realização das provas e qual a sua opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Como posso acompanhar as informações do Enem?
Fique atento ao site do Inep, à página do Enem 2018 e baixe o aplicativo oficial do exame, disponível para dispositivos móveis que utilizam sistema operacional Android e iOS

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249