contatos Assine
educação

Escola Sesc do Rio oferece dez bolsas de estudo para o Rio Grande do Sul

13 Abril 2018 14:00:00

A escola-residência dará aos aprovados bolsa de estudo integral para despesas de ensino, alimentação e material escolar

Joyce Noronha


Foto: Divulgação (Escola Sesc)

A Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), localizada no Rio de Janeiro, está com pré-inscrições abertas, até 4 de maio, para o processo seletivo de 2019. A Esem é uma escola-residência, que oferece aos alunos aprovados bolsa de estudo integral para despesas de ensino, alimentação e material escolar. Cada Estado tem um número limite de vagas e, para o Rio Grande do Sul, são destinadas 10: cinco para meninas e cinco para meninos.

Podem participar os estudantes que concluírem o Ensino Fundamental até dezembro de 2018 e tenham nascido entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2005. As vagas são oferecidas, preferencialmente, a candidatos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Outros pré-requisitos são ter renda familiar bruta igual ou inferior a cinco salários mínimos e ter estudado em escola pública ou privada na condição de bolsista.

Nova Base Curricular pode mudar o Enem e a formação de professores

As pré-inscrições e a leitura completa do edital 2019 devem ser feitas diretamente no site. O edital do processo seletivo está disponível no mesmo site. O candidato que não possuir acesso à internet pode se dirigir à Unidade do Sesc (Avenida Itaimbé, 66, Centro), onde serão disponibilizados os meios para a inscrição eletrônica.

A supervisora pedagógica do Sesquinho Santa Maria, Anelise Flôres de Oliveira, conta que o campus da Esem possui ótimas instalações de moradia e pedagógico para os estudantes. Ela lembra que, apesar de terem que morar na escola-residência durante os três anos do Ensino Médio, os familiares podem visitar os alunos. Além disso, no período de férias de verão, os estudantes passam com as famílias, em casa.

Santa Maria ganha escola que tem foco na autonomia da criança

OUTRAS ETAPAS 
Depois da pré-inscrição, os responsáveis devem comparecer a uma unidade do Sesc, entre 4 e 10 de junho, para efetivar a inscrição, em que é necessário apresentar os documentos exigidos. Ao final dessa fase, os responsáveis recebem o Cartão de Confirmação da Inscrição. Em Santa Maria, o Sesc fica na Avenida Itaimbé, 66, Bairro Centro. 

A etapa seguinte da seleção será no dia 29 de julho, com uma da prova objetiva (30 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, História e Geografia) e de redação (produção de texto em prosa).

Domingo é o último dia para pedir isenção da taxa do Enem

Nos dias 10 de setembro e 19 de outubro, serão feitas entrevistas com os candidatos e os seus responsáveis. Anelise conta que a unidade Sesc escolhida para essa etapa depende da região do Estado que mais tem candidatos pré-inscritos. Por isso, essa fase pode não ocorrer em Santa Maria.

A relação final dos candidatos aprovados será divulgada no dia 21 de novembro, no site da escola. Mais informações sobre o processo seletivo para a Escola Sesc de Ensino Médio podem ser obtidas junto à unidade do Sesc e pelo site da Esem.

Escola de Santa Maria promove festival e curtas

Agende-se 
A Escola Sesc de Ensino Médio é uma escola-residência, no Rio de Janeiro, e tem um longo processo de seleção. Confira as datas: 

  • Período de pré-inscrição - 10 de abril a 4 de maio, pelo site
  • Período de validação dos dados - 4 a 10 de junho, em uma unidade Sesc. Em Santa Maria está localizada na Avenida Itaimbé, 66, Bairro Centro
  • Prova objetiva - 29 de julho
  • Candidatos habilitados para entrevista - 3 de setembro, lista será divulgada no site da escola
  • Resultado Final - 21 de novembro, no site da escola

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3223-2288 ou presencialmente na unidade.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249