contatos Assine
ensino superior

Calouros têm até terça-feira para garantir vaga na UFSM

01 Fevereiro 2018 16:22:00

Começou nesta quinta-feira processo de confirmação de vaga e matrícula dos aprovados na instituição

Joyce Noronha


Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Candidatos têm mais amanhã, segunda e terça-feira para entregar a documentação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou a conhecer hoje os novos calouros, aprovados na chama regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes começaram a entrega dos documentos para a confirmação de vaga e matrícula. Nesta etapa, os classificados nos quatro campi da UFSM devem comparecer ao Auditório Wilson Aita, no Campus Sede, em Santa Maria, para garantir seu lugar na instituição. O período da entrega dos documentos segue amanhã, segunda e terça-feira, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h. 

No primeiro dia do processo, Gabriel Jaymes, 20 anos, chegou às 7h30min, na esperança de ser um dos primeiros a ser atendido e se surpreendeu com o tamanho da fila. O importante é que o jovem, natural de Santa Maria e aprovado em Engenharia de Telecomunicação, conseguiu entregar toda a documentação e fazer a confirmação de vaga. Ele avaliou a etapa como organizada e tranquila.

Instituições de Santa Maria oferecem 427 bolsas pelo Prouni

Enquanto para Gabriel a viagem foi do Centro da cidade até o campus de Camobi, para Giovana Dallabrida, 17 anos, foram cerca de 200 quilômetros de Ajuricaba, próximo a Ijuí, até Santa Maria, para garantir a vaga no curso de Enfermagem do campus de Palmeira das Missões. A jovem conta que esta foi a segunda opção dela na inscrição do Sisu _ a primeira era o mesmo curso, mas no campus de Santa Maria.

Mesmo com a vaga garantida em segunda opção, a adolescente afirma que a alegria da aprovação não é menor.

- Meus pais até ficaram felizes porque vou estar mais perto de casa. Mesmo que eu tenha que mudar de cidade, a viagem é de duas horas - diz Giovana.

RECEPÇÃO CALOROSA

Do lado de fora do auditório, veteranos de vários cursos aguardavam, com cartazes e tinta guache, a saída dos calouros para dar as boas-vindas. A estudante Thalyane Soglia, 25 anos, achou a recepção bastante calorosa, ainda mais para ela que veio de Santo André, São Paulo. 

- Eu conhecia a UFSM pela internet e estava um pouco perdida. Agora, conversando com os veteranos me senti muito bem, acolhida e até mais calma - relata Thalyane.

Quem são aprovados pelo Sisu na UFSM, Cesnors, Unipampa, Uergs e IF Farroupilha

A jovem chegou a Santa Maria na noite de quarta-feira com a mãe, para participar da confirmação de vaga e matrícula e para conhecer mais da cidade.

Além dos veteranos, pais, familiares e amigos também esperavam o retorno dos candidatos. A comerciária Neiva de Freitas, 49 anos, estava com o marido, Luiz Celso Kaiser, 57, e ansiosa pela saída da filha, Luiza de Freitas Kaizer, 19 anos, aprovada em Relações Internacionais. A família saiu na manhã desta quinta-feira de Caçapava do Sul, e chegou por volta das 9h15 à UFSM para que Luiza entregasse a documentação. Depois do processo, a família foi procurar apartamento para a jovem morar em Santa Maria.


PRAZO DE ENTREGA


UFSM AGUARDA DE 500 A 600 CANDIDATOS POR DIA PARA GARANTIR VAGAS
O responsável institucional pelo Sisu da UFSM, professor Jerônimo Tybusch, diz que a previsão é receber de 500 a 600 candidatos por dia para a confirmação das vagas. Ele acredita que das 3.191 vagas disponíveis, sejam preenchidas de 40% a 50% na chamada regular, 

- Este é o preenchimento comum ano a ano. As demais vagas são preenchidas das chamadas orais - conta Tybusch.

Aprovados pelo Sisu têm o nome no listão e nas faixas espalhadas em Santa Maria

Ele diz que são cerca de 75 pessoas que trabalham no processo de confirmação de vagas e matrículas, em média 60 servidores e 15 bolsistas.

LISTA DE ESPERA
Quem quer entrar na lista de espera tem até as 23h59 de quarta-feira para fazer a inscrição. O candidato deve manifestar o interesse por meio da página do Sisu. Os que demonstrarem interesse em participar da lista de espera, pode ficar na disputa de uma vaga remanescente, pela chamada oral do Sisu. O edital 004/2018 apresenta as datas de 15 a 25 de fevereiro, e horários previstos, para as chamadas orais em cada campus da UFSM. 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249