contatos Assine
jovens empreendedores

Alunos do Ctism participam de evento sobre tecnologia e inovação

19 Março 2018 14:30:00

2ª edição do XperienCtism ocorreu na UFSM durante o fim de semana

Suelen Soares

Foto: Charles Guerra (Diário)
Alunos do 2º e do 3º ano do Colégio Técnico Industrial compartilharam suas experiências sobre novos negócios no evento, que ocorreu na UFSM

Em dois dias, os alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) participaram de dinâmicas envolvendo questões como inovação, autoconhecimento e empreendedorismo na 2ª edição do XperienCtism. O evento foi dirigido aos alunos do 2º e 3º anos dos cursos integrados do colégio.

Durante o encontro, os estudantes foram encorajados a compartilhar suas ideias de negócio, aprender a abrir uma empresa e também a focar nas metodologias práticas necessárias para desenvolver a sua ideia. Para isso, os cinco times formados por eles receberam o auxílio de oito mentores, que são profissionais que já possuem empresa e aceitaram compartilhar as suas experiências com os adolescentes no evento sobre empreendedorismo que ocorreu no final de semana, no colégio, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Como está o calendário das escolas estaduais de Santa Maria

Segundo um dos mentores e organizadores do evento, Fernando Henrique Berwanger, 22 anos, essa é uma oportunidade para que os jovens possam conhecer a realidade de uma empresa. Ex-aluno do Ctism, Berwanger é o criador da startup Hemotify, que conecta doadores de sangue com hemocentros.

- Eu sei o quanto é importante eventos desta natureza e o quanto despertam o nosso interesse. E o único objetivo é aprender. Não quer dizer que todos necessariamente tenham que abrir uma empresa, mas dá a oportunidade que eles possam inovar e empreender no local em que estão inseridos - afirmou Berwanger.

Os trabalhos dos times foi apresentado no sábado para uma banca avaliadora, que tem a missão de dar uma resposta sobre a ideia apresentada. Os estudantes do 2º ano de Mecânica Kassio Ventura, 17 anos, Eduardo Zitzki, 15, e Albert Manfio Steiger, 16, criaram o Easy Job, um aplicativo para a contratação de profissionais de serviços domésticos. Para eles, a experiência tem sido inspiradora.

Casa de apoio Dona Odete recebe crianças no turno inverso da escola

- Está sendo muito legal aprender com os mentores, que nos trouxeram toda essa bagagem adquirida na carreira deles. E também por esta experiência de poder criar esse aplicativo, nos aproximou muito da realidade - comentou Kassio.

O economista e proprietário da Menk Consulting, Aislan Menk, 30 anos, avalia que os jovens têm, atualmente, um cenário ainda mais favorável à inovação, principalmente pelas ferramentas que hoje são ofertadas por meio da internet.

- Os jovens estão tendo a oportunidade de empreender mais cedo. E a internet possibilita muito isso. É bem diferente de 10 anos atrás, por exemplo. Então, esse exercício de simular a criação de uma empresa motiva para, quem sabe mais para a frente, ser transformado em algo profissional - analisou Menk.

OPORTUNIDADE 
O vice-diretor da Ctism, o professor Fabio Teixeira Franciscato, 34 anos, ressaltou que a importância do evento está também na possibilidade de despertar a vontade em aprender algo novo. 

- Isso será um diferencial para a carreira eles. E sair da sala de aula, conversar com estas pessoas com certeza os instigou a pensar de forma mais empreendedora - disse o professor.

Mais de 150 vagas de empregos e estágios para segunda-feira

O empreendedor e proprietário da Mercateria, Matheus Jacques, 25 anos, destaca o quanto eventos como este são importantes no desenvolvimentos do pensamento inovador dos jovens.

- É muito bom ver o que eles conseguiram fazer aqui. E nós não só comentamos sobre os trabalhos, mas também recebemos muita informação. Foi tudo muito recíproco - finalizou Jacques, que comanda um serviço de supermercado online, em que o consumidor compra via aplicativo e recebe em casa.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249