contatos Assine
tecnologia

Alunos da UFSM desenvolvem ferramenta que avisa quando transporte está chegando

31 Março 2018 12:03:00

Tecnologia funciona para ônibus que carrega alunos e servidores no campus da instituição

Joyce Noronha


Fotos: BUFSM / Divulgação
O localizador fica no painel do ônibus e foi impresso em 3D no formato do veículo 

Inovação e comodidade são fatores que um grupo de estudantes do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passou a proporcionar para a cidade universitária com o lançamento do aplicativo BUFSM. A ferramenta acompanha, em tempo real, o percurso que o ônibus intracampus da universidade está percorrendo, além de informar os horários de saída, as paradas e o itinerário do veículo. O aplicativo é compatível com computadores e celulares dos sistemas Android e iOS.  

UFSM oferece curso de formação para ingresso na pós-graduação

A ideia de criar a ferramenta partiu de um grupo de colegas com base em uma experiência de um dos estudantes. Atualmente aluno do 10º semestre de Engenharia de Computação, Matheus Dal Mago, 23 anos, fez um intercâmbio nos Estados Unidos em 2014, e foi na Universidade de Stony Brook que conheceu um aplicativo com essa funcionalidade.

- Enquanto eu estava lá, era inverno, e o pessoal não fica nos pontos de ônibus esperando o transporte passar. O pessoal usava um aplicativo e acompanhava o ônibus de dentro dos prédios e cafeterias, para não ficar no frio. Só íamos para a parada quando sabíamos que o ônibus estava perto - conta o jovem.

Escola João da Maia Braga está mais perto de ter caixa d'água nova

Ele diz que passava por situação semelhante com os colegas na UFSM, pois eles usam o transporte intracampus para se locomoverem, mas, algumas vezes, ocorreu de esperarem longos períodos pelo veículo e descobrirem que o ônibus já havia passado. Com a lembrança do aplicativo na universidade norte-americana, Dal Mago propôs a ideia para os colegas, que toparam trabalhar no projeto.

PARCERIAS

O protótipo passou por várias etapas, e o processo foi longo, cerca de 3 anos, até a versão que está em uso agora. Ao longo desse período, mais alunos e professores se uniram no desenvolvimento do localizador, que agora é registrado como projeto de extensão da UFSM. O colega de Engenharia de Computação Fabricio Bottega, 26 anos, diz que ficou muito animado com o desenvolvimento do aplicativo, e compartilha que gostaria que mais alunos se envolvam com o projeto, futuramente, para fazer a manutenção e atualização do localizador.

Falta de recursos para assistência estudantil preocupa reitor da UFSM

- Deixar algo concreto para a universidade é muito importante para mim e para os outros envolvidos - comenta Bottega.

Participaram do projeto também os estudantes Matheus Rabuske, Josias Marcos Orlando, Matheus Neis, Iury Cleveston e Naiara Cristina Mendes. Os professores Marcelo Zanetti e Carlos Henrique Barriquello orientaram os jovens. Também apoiaram o projeto o Grupo de Estudos em Mobilidade (GeMob) e as startups Solve IoT Solutions, a CowMed e a Stallo, que forneceu a impressão 3D da caixa em formato de ônibus.

COMO USAR A FERRAMENTA

  • A localização do ônibus pode ser acessada a partir do navegador de um computador ou de um smartphone
  • Para utilizá-lo como aplicativo é só adicionar este link à tela inicial do celular
  • Outras informações constam na página do grupo Facebook

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249