contatos Assine
opinião

No aniversário de Santa Maria, ajude a cuidar da cidade

17 Maio 2018 10:00:00

Colunista Deni Zolin fala sobre ações que podem ajudar a melhorar Santa Maria

Deni Zolin

Santa Maria completa hoje 160 anos e chega nesta data com 278 mil habitantes fixos, além de outros que transitam com frequência por ela. Uma cidade não é feita só de ruas, casas e prédios. Uma cidade é feita de pessoas. Por isso, os santa-marienses de nascimento e adoção também estão de aniversário.

Delivery Much compra empresa líder do segmento de pedidos de comida online em Goiás

Agora, uma reflexão: se você ama Santa Maria, que presente poderia dar para ela hoje ou nos demais dias do ano? Além de viver, estudar ou trabalhar pela cidade, de fazer amigos e construir famílias, o que mais poderíamos fazer por Santa Maria para ela ser uma cidade melhor para se viver? Se cada cidadão, em vez de criar um problema a mais para a cidade (como pichações, jogando lixo no chão, desrespeitando leis de trânsito...), fizer o inverso, tentando resolver um problema, será um grande avanço. 

Cito como exemplo o lixo jogado nas ruas. Em apenas três quadras de uma área central, quanto lixo estava jogado na sarjeta, calçadas ou caindo nos bueiros? Além das pessoas que erram ao atirar a sujeira pela rua, será que ninguém que passa a pé poderia parar um segundo e recolher uma garrafa plástica que poderia entupir bueiros?

Índice do custo de vida em Santa Maria teve alta de 0,13% em abril

Precisamos exercitar mais essa preocupação das pessoas em cuidar das nossas ruas e dos nossos cidadãos, pois não adiantar achar apenas que tudo é responsabilidade do poder público. Se alguém está passando necessidade, de que forma poderíamos ajudar? Quanto ao lixo, se deixarmos tudo para a prefeitura resolver, quantos garis seriam necessários para limpar toda a cidade? É algo inviável.

Temos tantas pessoas da terceira idade, experientes e com rico conhecimento, que poderiam ajudar a cuidar praças ou ensinar jovens. Por que os vereadores não procuram o professor Juca, que tem várias ideias de projetos de lei para criar programas nesse sentido, como a de idosos que poderia adotar praças? Se quebrou um parafuso de um balanço de uma praça, será que precisa esperar sempre pela prefeitura? Custaria muito a um pai comprar um parafuso e arrumar, se for algo fácil, já que é para seu filho brincar?

Loterias da Caixa lançam novo tipo de jogo chamado 'Dia de Sorte'

Não podemos resolver todos os problemas de Santa Maria, mas se cada cidadão ajudar, eventualmente, a resolver um pequeno problema que seja, seremos um exército do bem. 

Temos inúmeros exemplos de voluntários que ajudam entidades e pessoas, e esses voluntários estão de parabéns por ajudar os santa-marienses e Santa Maria a serem melhores.

Portanto, um convite: se você ama mesmo Santa Maria, que tal fazer algo pela cidade onde mora - e pelas demais pessoas?

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249