contatos Assine
Economia

Missão de Santa Maria vai a São Paulo em busca de parcerias com fábricas de aviões, blindados e a Aeronáutica

11 Abril 2018 20:17:00

Objetivo é fortalecer e criar um polo de tecnologia aeroespacial na cidade e na região

Deni Zolin


Foto: Lucas Amorelli/

Autoridades de Santa Maria e região, pesquisadores e coordenadores de cursos da área de tecnologia e engenharia da UFSM e Unifra embarcaram ontem para São Paulo, em uma missão técnica para conhecer centros de pesquisa da Aeronáutica e as fábricas de aviões e blindados Embraer e Avibras. A intenção é estreitar relações, captar ideias para aplicar aqui no desenvolvimento de um polo de tecnologia e, principalmente, fazer novas parcerias para pesquisas entre universidades, os fabricantes e a Aeronáutica. 

Entre os integrantes da missão, estão o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, o vice-reitor, Luciano Schuch, o presidente da AM-Centro, Tiago Gorski Lacerda, o presidente da Cacism, Rodrigo Decimo, o presidente do Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento (Adesm), Carlos Costabeber, e coordenadores de cursos das áreas de engenharia e tecnologia da UFSM e da Unifra.

A lista dos 77 aprovados em concurso convocados pela prefeitura de Santa Maria

Atualmente, a Federal já tem um grupo de pesquisadores que está desenvolvendo, em parceria com o Exército, um simulador do lançador de foguetes Astros 2020, que deve ser entregue em 2019 e reduzir os custos com treinamentos de militares. Já no curso de Acústica, há pesquisas de acústica para aviões em parceria com a Embraer. Com a visita às duas fábricas e a unidades de pesquisa da Aeronáutica no interior de São Paulo, a intenção é fazer uma rede de contatos, buscar aproximação e ver casos potenciais em que será possível fazer parcerias para pesquisas conjuntas na universidade.

- O objetivo é fazer outros convênios com a Força Aérea. Nós esperamos, com certeza, estreitar as relações e as parcerias com as instituições que visitaremos. E isso é fundamental justamente neste momento em que a universidade busca ampliar todo esse horizonte de parcerias, que visam primeiro contribuir para a melhor formação de nossos estudos e, segundo e não menos importante, desenvolver tecnologia que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional. Esse é um dos preceitos básicos de que a universidade não pode se afastar. Essa visita é uma oportunidade excepcional, que temos de explorar ao máximo, visto que um dos focos desse processo é dar mais alguns passos em direção a um polo de desenvolvimento aeroespacial em Santa Maria e na região - disse Burmann.

Suspeito de estupro é preso em Santa Maria

A missão, organizada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e pelo Comando da Aeronáutica, será conduzida pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, incluirá visita técnica à fábrica de aeronaves Embraer, para conhecer o novo avião cargueiro KC-390 da Força Aérea, à Academia da Força Aérea, ao Departamento de Ciência e Tecnologia da FAB e à Avibras, que fabrica blindados e lança-foguetes Astros 2020.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249