contatos Assine
infraestrutura

Leilão de ações do Banrisul pode beneficiar duplicação da Faixa Velha

11 Abril 2018 14:00:00

Colunista Deni Zolin comenta sobre possibilidade de retomada das obras


Foto: Lucas Amorelli (Diário)

O leilão de ações não-preferenciais do Banrisul, realizado ontem, arrecadou R$ 484 milhões e pode ter reflexos em uma obra importante para Santa Maria. Mas o que o leilão tem a ver com a cidade? É que parte desse dinheiro poderá ser usado pelo governo do Estado para pagar a construtora Della Pasqua e permitir a retomada das obras de duplicação da Faixa Velha de Camobi. Inclusive porque, em novembro passado, o então secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, havia informado que assim que houvesse a venda das ações Banrisul, o governo Sartori teria as verbas necessárias para concluir a duplicação.

Ao que tudo indica, isso deve se concretizar. Porém, ainda não há informações oficiais. Desde sexta, a coluna questionou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) sobre a possível retomada da duplicação da ERS-509, mas até ontem à tarde, ainda não havia resposta.

Parceria entre gigante chinesa e Rumo ALL pode trazer investimentos ao transporte de carga no Estado

Vale lembrar: a obra de 4km começou em novembro de 2013 e deveria ser concluída em novembro de 2015. Está parada desde 4 de outubro de 2017.

Para pagar salários e obras?
Apesar de não haver confirmação oficial, informações de bastidores indicam essa possibilidade de retomada das obras, que poderá ser anunciada nos próximos dias. É que a venda das ações do Banrisul dá um pequeno fôlego nas contas do Estado. Apesar de o governo ainda não detalhar para que usará o dinheiro, é bem provável que seja para algumas obras, pois isso teria um impacto eleitoral, já que a verba é insuficiente para retomar o pagamento da folha salarial em dia. Não quer dizer que o dinheiro não será usado para amenizar os atrasos salariais. Isso deve ocorrer, sim, mas terá impacto pequeno.

Votação da nova tarifa de ônibus vai acontecer na próxima semana

Caso a duplicação da Faixa Velha seja retomada e haja garantia de verbas, seria possível concluir as rampas do viaduto em até quatro meses. Ou seja, na prática, o trânsito sobre o viaduto (que está pronto) poderia ser liberado entre agosto e setembro. Mas calma. Será preciso aguardar informações oficiais, que podem ou não se concretizar.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249