contatos Assine
Tempo

Para as lavouras, a chuva desta terça-feira foi uma bênção

20 Fevereiro 2018 20:45:00

Em Santa Maria, foram registrados cerca de 50 milímetros. Produtores comemoram

Diogo Brondani


Foto: Lucas Amorelli (Diário)/Para culturas como a soja, a precipitação contribuiu para o desenvolvimento da planta

A chuva registrada ontem sobre as diferentes áreas do município trouxe um alento para quem precisa dela para garantir as lavouras. Foi o caso do produtor Silvio Lorenzi, do distrito de Santa Flora. Segundo ele, a sua plantação de soja já sofreu muito com a falta de umidade.

- É uma chuva pouca, mas é boa. Está vindo um pouco tarde para o período em que a soja se encontra, mas ajuda já que, durante o verão, as pancadas não foram suficientes para manter a lavoura. A última chuva boa ocorreu em outubro - afirma o produtor, que já registra perdas entre 30% e 40% nos cerca de mil hectares cultivados.

Produção de brotos comestíveis é aposta de jovens empreendedores

Conforme o engenheiro florestal do escritório da Emater em Santa Maria, Marciano Loureiro, a precipitação é favorável para várias culturas.

- Uma chuva que atendeu bem as regiões de Arroio do Só, Pains, Arroio Grande, Passo do Capivara e Santa Flora, que eram as mais necessitadas. Sem dúvida, ela veio em boa hora. A quantidade de chuva atende as culturas de milho e soja, que estão em fase de floração e enchimento de grão - analisa Loureiro.

Ainda, segundo ele, para efeitos de armazenamento de água em açudes ou reservatórios, a quantidade é pouco representativa. Para o solo, traz uma umidade superficial.

Até as 18h30min desta terça, o site do Inmet havia registrado uma precipitação, em Santa Maria, de 51,6 milímetros.

Criador de peixe ganha licença para operar com abatedouro

Depois da chuva de ontem, o tempo deve ficar firme nos próximos dias. Conforme a meteorologista do Somar Meteorologia, Viviana Resende, as chuvas devem voltar somente semana que vem.

- A partir de hoje, deve haver predomínio de tempo seco. As instabilidades se afastam e ocorre a volta da massa de ar seco. Há previsão de novas instabilidades apenas para a semana que vem, no dia 27. No entanto, devem ser pancadas esparsas - explica.

Ainda conforme a Somar, os modelos meteorológicos indicam que as fortes chuvas devem voltar no mês de março. Os meses de janeiro e fevereiro são de chuvas irregulares. Em março, deve chover de forma mais significativa.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249