contatos Assine
Comemorações

Cotrisel completa 60 anos nesta quarta

19 Setembro 2017 23:00:00

Cooperativa de São Sepé tem mais de 5 mil associados e unidades em diferentes municípios da região

Diogo Brondani

Para os produtores rurais de São Sepé, o 20 de setembro tem mais significado, além do Dia do Gaúcho. O motivo é que a data também marca a fundação de um dos principais pilares da economia do município. É a Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), fundada em 1957 e que chega a seis décadas de atuação ao lado produtor rural. 

Baseada nos princípios do cooperativismo e disposta a defender o interesse de todos, a entidade foi criada a partir da dificuldade de comercialização da produção na época e era tida como uma nova força em busca de melhor valorização da safra e do trabalho do homem do campo. Inicialmente, a cooperativa tinha o objetivo de receber a produção de trigo, expandindo mais tarde para a cultura do arroz e, posteriormente, para a soja.

Prefeitura da região abre concurso com salário de até R$ 4,3 mil 

Depois do investimento em infraestrutura, como a construção de galpões e silos de armazenamento de grãos, foi a vez da Cotrisel avançar para outros municípios da região para estender seus serviços e benefícios a outros produtores. Hoje, a cooperativa está presente também em São Gabriel, Vila Nova do Sul, Formigueiro, Restinga Seca, São Pedro do Sul, São Francisco de Assis e São Vicente do Sul. Dentre os produtos de marca própria, o arroz se destaca tendo como mercado consumidor o estado do Espírito Santo e outros das regiões Sudeste e Nordeste do país.

Ao longo destes 60 anos, a entidade tem cerca de 5,3 mil associados e oferece a eles serviços de assistência técnica completa à lavoura, assistência veterinária e de financiamentos, além de supermercados, mercados agropecuários e posto de combustíveis que também estão disponíveis à comunidade em geral.

Cooperativa Cotrisel, de São Sepé, completa 60 anos neste dia 20 de setembro de 2017
Foto: Divulgação / Arquivo Cotrisel

Para o presidente José Paulo Salerno, são dois sentimentos estar à frente da Cotrisel em uma data tão importante.

- É uma honra poder representar o associado, junto com toda equipe da diretoria, e ter a confiança deles depositada na gente para comandar uma entidade deste porte. Além disso, sabemos da responsabilidade de representar a todos pelo tamanho e representatividade que a cooperativa tem nos municípios onde atua - destaca Salerno.

Nesta quarta-feira, a Cotrisel é homenageada no Desfile Farroupilha de São Sepé, onde os filhos de colaboradores irão desfilar em caminhão da entidade. No sábado, haverá uma celebração exclusiva a colaboradores. As comemorações junto da comunidade sepeense ocorreram no começo do mês, quando a cooperativa ofereceu ao público shows nativistas.

Unidade de Restinga SecaFoto:


fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249