contatos Assine
Cruz Alta

Maquete da escultura de Érico Veríssimo é divulgada por artista

08 Setembro 2017 00:00:00

Lucas Strey apresentou o modelo da obra, que será instalada em tamanho real em praça de Cruz Alta

Marcos Fonseca

A terra de Érico Veríssimo fará uma homenagem especial ao autor de O Tempo e o Vento. O escritor ganhará uma escultura em tamanho real, que ficará exposta na praça que leva seu nome, no centro de Cruz Alta.

Maquete feita pelo artista de Porto Alegre mostra o escritor sentado em um banco de praça Foto: Prefeitura de Cruz Alta / Divulgação

A maquete da escultura foi apresentado na semana passada pelo artista plástico Lucas Strey, de Porto Alegre. Ele esteve reunido com o prefeito Vilson Roberto (PT) e a equipe da Secretaria de Planejamento e Finanças para mostrar o esboço da estátua de Veríssimo.

O projeto é uma homenagem ao cruz-altense que é um dos principais escritores da literatura brasileira, tendo alcance mundial. De acordo com Strey, o projeto de construção da estátua envolve basicamente três grandes etapas.

– Nós estamos, com a conclusão da maquete, cumprindo a primeira etapa, que incluiu também uma visita técnica na praça, que aconteceu há mais ou menos 25 dias – conta.

Veja como foi o 7 de Setembro na Região Central

Segundo o artista, o momento mais tenso da elaboração da obra é a construção da maquete, porque, a partir dela, surge a representação da figura.

– Dela que vão sair as medidas e as formas. O trabalho de criação está definido na maquete – explica.

O projeto será financiado pela prefeitura, a partir de uma sobra da verba empregada na reforma da Praça Érico Veríssimo. A escultura em tamanho real será, sendo em resina poliéster, fibra de vidro e uma estrutura metálica para sustentação com preenchimento de concreto.

O escritor estará sentado sobre um banco de concreto armado com revestimento de granito polido e terá uma placa com uma citação. A ideia é que a obra se torne uma referência para os moradores e turistas de Cruz Alta.

Inspiração: estátua de Drummond no Rio

A proposta da escultura em Cruz Alta é semelhante à estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Criada em 2002, a obra mostra Drummond sentado em um banco, à beira mar.

Artistas de Santa Maria vencem o "Oscar dos quadrinhos"

 A escultura em bronze, feita pelo artista mineiro Leo Santana, é hoje um dos principais cartões-postais da praia carioca, atraindo muitos turistas para fotos junto à estátua em tamanho real do poeta brasileiro.

* Com informações da prefeitura de Cruz Alta 

mais sobre:

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249