contatos Assine
Datas especiais

Começa hoje a 30ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

11 Janeiro 2018 13:00:00

Temporada 2018 marca os 50 anos do Cruzeiro-Stg, clube que organiza o tradicional torneio da região

Naiôn Curcino

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/Arquivo)

O 2018 marca duas datas especiais para o Cruzeiro, de Santiago. Além dos 50 anos do clube, a Copa Santiago de Futebol Juvenil completa 30 anos desde a sua primeira edição. A solenidade de início da competição está marcada para as 18h desta quinta-feira, com um amistoso entre equipes femininas de Santiago e de Nova Esperança do Sul. Depois, a cerimônia segue em alusão aos dois aniversários. Porém, será algo mais simples, devido à redução de recursos para o certame, o que também interferiu na programação como um todo, já que, neste ano, serão sete dias a menos no calendário. 

Divulgada a tabela de jogos da primeira fase da Copa Santiago

Até o final da tarde desta quarta-feira, quase todas as equipes haviam chegado _ faltava apenas a Chapecoense. Os demais estavam alojados em escolas estaduais e municipais de Santiago.

Definidos os grupos da 30ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

- Já estamos vivendo a Copa. Estamos com uma situação de recursos mais limitados, então vamos ter uma solenidade mais enxuta, mas com homenagens. Uma delas vai ser uma declamação da história do Cruzeiro-Stg na voz do Nenito Sarturi (cantor nativista) - explica o presidente do clube e organizador da competição, Renato Genro.

Olheiro do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, observará talentos na Copa Santiago 2018

Logo depois, o jogo de abertura será entre Inter, o atual campeão e maior vencedor, com 14 conquistas, e o Juventude, tradicional time da Serra e especialista em revelar talentos. O técnico do sub-17 Colorado, Ricardo Grosso, projeta não só o confronto contra os caxienses (adversários na final do Gauchão da categoria no ano passado, vencido pelo Inter) como complicado, bem como o campeonato em si, já que reúne equipes que chegaram em finais estaduais e nacionais, como Palmeiras, Ponte Preta, Sport, Luverdense, entre outros.

Copa Santiago pode não ter clubes estrangeiros pela primeira vez em 30 anos

- Chegamos na terça-feira, já estamos bem alojados, bem ambientados, agora é só fazer os últimos ajustes. Conhecemos bem o Juventude, que fez um grande Campeonato Gaúcho (de base). E a competição está mais curta, então, deu um caráter de mais resistência durante os jogos. Para quem chegar às finais, vai ser uma maratona, com sete partidas em 10 dias. É uma mudança grande e que deixa a competição mais intensa, sem falar dos adversários, que são de grande nível - analisa.

Goleiro revelado em Santiago persegue a titularidade no Figueirense

Entre os destaques do clube do Beira-Rio estão o goleiro Emerson e o zagueiro Volnei, que jogaram a Copa Santiago em 2017, e o meia Lucas Ramos e o atacante João Vitor.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249