contatos Assine
alimentação saudável

Confira dicas para evitar as calorias extras nas festas de fim de ano

20 Dezembro 2017 14:30:00

Nutricionista ensina a fazer pudim de cenoura, sem leite condensado

Foto: Charles Guerra (Diário)/ Nutricionista Bruna Ozores ensina a fazer um pudim de cenoura

Com as festas de fim de ano - e a comilança típica desses dias - muita gente se pergunta se há alguma possibilidade de manter a dieta enquanto as tentações estão logo ali, na mesa. A resposta é: sim, é possível manter a dieta nas festas de fim de ano. O segredo para não fugir da rotina saudável, garantem os especialistas, é optar pelas substituições de alimentos e fazer aquele esforço extra para consumir moderadamente os doces e as bebidas alcoólicas.
- Isso deve ser conversado com o profissional de nutrição para que, dentro do planejamento entre o nutricionista e os desejos do paciente, haja um consenso - explica a nutricionista Renise Haesbaert Fernandes.

Para a profissional, a dificuldade em conciliar a alimentação saudável com a vida social é um dos motivos que fazem as pessoas desistirem de procurar um acompanhamento profissional. Para evitar isso, ela diz que sempre deixa uma "refeição livre" por semana para as pessoas que atende:
- A gente elabora o plano alimentar conforme a rotina de cada pessoa. Tenho pacientes que trabalham com vários eventos na semana e, ao montar o guia de alimentação dessas pessoas, essas particularidades são levadas em conta, tentando manter o máximo possível do foco na saúde.  

CONTROLE
Em alguns processos de reeducação alimentar, os pacientes optam por se alimentar de forma saudável durante cinco dias da semana e, assim, aproveitar para comer ou beber coisas mais calóricas aos fins de semana. Porém, alguns profissionais rejeitam essa prática.
- Quando você come ou bebe mais do que o costume, o organismo age diferente, acumulando líquidos e produzindo insulina por conta da grande quantidade de glicose - explica Renise. 
Já segundo a nutricionista Bruna Ozores, o segredo está em comer de tudo, mas em pequenas quantidades. Para ela, todos os dias, as pessoas devem procurar comer de forma equilibrada, optando por um sábado ou domingo para comer alimentos mais calóricos:
- O que nunca pode acontecer é a pessoa se permitir comer em grandes quantidades. É preciso aprender a se controlar. Assim, pode-se comer de tudo um pouco. 

BEBIDAS  
Para as festas de final de ano, Renise recomenda que as pessoas guardem duas "refeições livres" para a semana do Natal e duas para a festa de Ano Novo. Já durante a semana, a nutricionista indica que as escolhas alimentares mantenham uma quantidade suficiente para o organismo, e não para os olhos. Aos que optarem por consumir bebidas alcoólicas, a recomendação é a mesma de ambas as profissionais: moderação.
- A dica é estar de estômago cheio antes de ingerir qualquer bebida, e tomar água junto para evitar um possível mal-estar - comenta Bruna. 
Além disso, para os que desejam emagrecer, Renise atenta que as bebidas alcoólicas têm muitas calorias - um chope de 150ml tem 90 calorias, enquanto uma cerveja de 240ml tem 101 calorias:
- Então, para as festas, o melhor é optar para as bebidas menos calóricas. Além disso, pensando na saúde, os vinhos são bons devido aos antioxidantes e polifenóis.  

Cozinheira conta como conseguiu perder 40 quilos sem cirurgia em um ano

SUBSTITUIÇÕES
Segundo Bruna, é possível fazer as receitas típicas de Natal de forma saudável e menos calóricas, consumindo menos gordura saturada, sal e açúcar. A nutricionista recomenda investir nos temperos naturais, como salsinha, cebolinha, manjericão, alho, cebola e pimenta, além de optar por frutas frescas, como abacaxi, morango, mamão, ameixa, manga e laranja. 
- Outra opção é comer uma colher de sopa de sorvete de frutas e uma colher de sobremesa de sorvete de chocolate - indica Bruna.
No mais, a dica é aproveitar as festas com alegria e começar o ano em paz com a balança.  

FIQUE LIGADO
Confira dicas que podem ajudar a evitar as  calorias extras nas festas de fim de ano. Prepare os alimentos com menos gordura saturada, sal e açúcar industrializado 

  • Substituta os doces pelas frutas frescas e gelatinas coloridas, e os refrigerantes, por sucos naturais
  • No salpicão, prefira iogurte natural em vez de maionese
  • Na escolha do panetone, opte pelos que contém frutas secas 
  • Abuse dos temperos naturais
  • Prefira carnes cozidas, grelhadas ou assadas
  • Prepare o peru sem manteiga
  • Para beber prefira águas saborizadas com frutas, água e gelo 

    RECEITA

Uma das opções de receitas de sobremesas menos calóricas para as festas de fim de ano é o pudim de cenoura, preparado sem leite condensado.
Ingredientes 

  • 3 cenouras médias raladas
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou óleo de coco
  • 6 ovos
  • 150 gramas de açúcar mascavo
  • 150 gramas de açúcar cristal
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo


Como fazer 

  • Cozinhe as cenouras com pouco de água, durante 2 minutos. Misture os outros ingredientes e bata tudo no liquidificador. Coloque em forma untada com açúcar mascavo, já queimado. Cozinhe em banho-maria durante 40 minutos a uma hora, no fogo baixo. Depois, é só deixar gelar e servir.


fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249