contatos Assine
Pet

Você sabe qual é o horário ideal para passear com o pet?

14 Setembro 2017 22:00:00

Profissionais dão dicas para um passeio agradável e seguro com animais de estimação

Luisa Neves

Qual é o melhor horário de passeio com o pet? Podemos sair com eles em dias frios ou é melhor deixá-los em casa para evitar resfriados e outros problemas? Todo mundo sabe a importância de dar uma voltinha com os animais, mas é fundamental escolher lugares e horários adequados para evitar fadiga ou exposição excessiva ao frio, vento ou calor.

A pet sitter Betina Drehmer, de Santa Maria, é rigorosa no cuidado com os passeios dos clientes. Além de atender a recomendação dos tutores, ela faz as caminhadas no começo da manhã e no final da tarde.

- Em dias nublados e de temperatura amena, até posso sair perto das 10h. Mas, em dias muito frios ou quentes demais, meus horários de passeios são até às 9h, à tardinha e à noite - conta.

 Condomínios já investem em espaço para convivência de pets em Santa Maria

A preocupação de Betina concentra-se nas patinhas dos pets que podem sofrer queimaduras em calçadas ou asfaltos. Ela evita também que, em dias muitos quentes, os bichinhos desidratem ou fiquem exaustos. Por isso, Betina nunca esquece a garrafinha com água dos clientes.

Segundo o médico veterinário Fábio Leães, de Santa Maria, o melhor horário para sair com o seu cão é antes das 10h, ou no fim da tarde, por volta das 18h, mas o horário pode variar conforme as raças:

- Os braquicefálicos (cães que têm a cabeça redonda e focinho pequeno) devem passear até as 9h e depois das 17h. Por terem mais dificuldades para respirar, essas raças tendem a cansar rápido e sofrer em dias quentes ou nublados .

Leães lembra que, quando o cão ficar com a boca aberta, com a língua de fora e ofegante pode estar sofrendo estresse calórico durante o passeio. Ele alerta para que se tenha atenção com os locais escolhidos para os passeios.

 Hamster são pets dóceis e de fácil adaptação

- As patinhas dos cães queimam com muita facilidade no asfalto. Escolha parques e arvoredos para os passeios. Queimaduras, frio e calor excessivo podem resultar em choque hipovolêmico (consequência de desidratação e hemorragias, entre outros problemas) ou taquicardia - explica.

Segundo veterinário, o passeio deve ser agradável tanto para o tutor quanto para o pet. Ele lembra que alguns cães preferem sair no inverno, como o husky siberiano, akita e chow chow. Esses, conforme Leães, não se importam se está frio, consequentemente, sofrem com o calor.

 Santa Maria, RS, Brasil, 13/09/2017.Pauta Temática PetCuidadora Betina, fala sobre o horário adequado para passeios com cães.Indexador: GERMANO RORATO
Foto: Charles Guerra / New Co

Dicas para um passeio seguro e agradável

- Atenção para o horário. Saia com o pet antes das 10h e depois das 17h. No horário de verão, este horário pode ser estendido para depois das 19h
- Não esqueça de carregar garrafinhas ou vasilhas para oferecer água para os bichinhos durante o passeio
- Coleiras, guias, focinheiras e peiteras devem estar em perfeitas condições de uso e ser confortáveis
- Respeite o tempo do pet. Não force ele a andar mais do que aguenta, principalmente, se estiver ofegante
- Não submeta o animal a caminhar no chão quente para não queimar as patinhas. Se possível, leve-os a parques arborizados
- Sol é importante, mas a permanência excessiva sob o sol pode resultar em uma dermatite e desidratação
- Cuidado com a sua segurança e a do animal. Se sair à noite, evite lugares isolados
- Durante o passeio, você pode encontrar com animais soltos. Diante de possibilidade de briga, mude o trajeto ou encerre a caminhada

Fonte: Fábio Leães e Betina Drehmer




Imagens

mais sobre:

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249