contatos Assine
dia mundial do gato

Vai viajar? Veja o que fazer com o seu gato

17 Fevereiro 2018 12:00:00

Confira dicas para levar ou não o bichano na viagem




Foto: Pxhere (Divulgação)

Diferente do cão, habituado a passear, o gato nem sempre é tão sociável. Conhecidos pela personalidade marcante e pela individualidade, viajar pode ser um sinônimo de pânico para muitos tutores de felinos. Mas o que fazer com o seu pet? Levar ou não levar?

VÍDEO: 150 gatíneos para comemorar o Dia Mundial do Gato

De acordo com o veterinário Jorge Alberto Moraes, é preciso, antes de tudo, conhecer os hábitos do bichano para tomar a decisão.  

- É preciso se basear no histórico do animal, como ele se comportou na última viagem. Se for a primeira vez, é preciso estar atento ao comportamento dele em casa, se é tranquilo ou não -ressalta Jorge.  

Se for a primeira viagem ou o animal viajou poucas vezes, o ideal, segundo o veterinário, é prepará-lo pelo menos uma semana antes de sair, ensinando a usar a coleira e habituando-o com a caixa de transporte, por exemplo. Além disso, é possível utilizar florais e medicamentos fitoterápicos para diminuir o estresse do animal.  

SE VOCÊ FOR VIAJAR COM SEU GATO 
O veterinário explica que é indispensável estar com a carteira de vacinação do felino em dia, ter um atestado do veterinário sobre a saúde do animal e uma caixa de transportes adequada, independente se a viagem for de carro, ônibus ou avião. Sem isso, o animal poderá não embarcar no transporte ou o motorista estará sujeito a multas de trânsito.  

A caixa de transporte também precisa ser adequada ao tamanho do gato. O indicado é que a caixa permita que o animal consiga dar uma volta inteira sem ficar apertado e sem sobrar muito espaço.  

Mais de 1,5 mil gatinhos para comemorar o dia mundial do gato

Antes de sair, o recomendado é deixar o felino por cerca de seis horas sem alimentação e três horas sem água, para evitar enjoos e mal estar durante a viagem. 

Para ele se sentir mais ambientado e se estressar menos durante o passeio, o ideal é levar sua caminha, coleira, bebedouro e comedouro na mala. 

SE VOCÊ NÃO FOR VIAJAR COM SEU GATO
De maneira alguma o animal deve ficar totalmente sozinho em casa durante o passeio do tutor. Se o gato não for deixado em um hotel especializado para animais, é preciso que um amigo ou familiar - preferencialmente alguém que já tenha contato com o gato - ou um pet sitter (pessoa que vai até sua casa diariamente para cuidar do animal) fique, pelo menos, uma hora por dia com o bichano, dando atenção, alimentação e fazendo a higiene da areia. A pet sitter Betina Drehmer ressalta que a visita diária é necessária, inclusive, por questões de segurança, porque o animal pode derrubar algum móvel durante uma brincadeira. 

- Eles são mais independentes que os cães, mas também precisam de carinho e atenção - explica Betina. 

O que é mito e o que é verdade no comportamento dos gatos

Para viajar tranquilo, a pet sitter dá algumas dicas:

  • Deixe diversos bebedouros e comedouros espalhados pela casa, porque eles podem derrubar ou não querer comer por conta de alguma sujeira que pode cair na água ou na ração;
  • Tenha rede nas janelas, pois devido a alteração da rotina, eles costumam ficar assustados e podem tentar fugir;
  • Deixe mais areia que o normal. Por estarem ansiosos, eles podem comer mais e, consequentemente, usar mais a caixinha;
  • Altere o mínimo possível do ambiente. Se ele é acostumado a ter acesso a todas as peças da casa, não limite o espaço fechando as portas;
  • Deixe uma roupa usada para o bichano sentir que não foi abandonado e que seu tutor voltará em breve
  • Se você vai cuidar de um gato de um conhecido, chegue calmo na casa. Não insista em pegar no colo ou brincar se ele não estiver à vontade. 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249