contatos Assine
meu pet é pop

VÍDEO: Gorda, a gata mascote de uma escola de Santa Maria

04 Maio 2018 11:40:00

Há mais de 16 anos ela chegou na Escola Érico Veríssimo e conquistou o carinho de funcionários e alunos

Foto: Rafael Sanches Guerra (Diário)

Quadros, classes e livros devem ser as primeiras coisas que você lembra quando se fala sobre um colégio. Mas na Escola Érico Veríssimo, os funcionários e alunos adicionam mais um item nessa lista: Gorda, a gata mascote da instituição, que hoje é a estrela da sessão Meu Pet é Pop do Diário.


Gorda chegou há mais de 16 anos no colégio. A comunidade pensou que ela estava prenha pelo tamanho da barriga e começou a cuidá-la, dando água e comida, à espera dos filhotinhos que nunca chegaram. O que era para ser apenas temporário, virou lar permanente para Gorda.

- A Gorda é o mimo da casa. São poucas as pessoas que não interagem com ela. Ela é muito compreensiva, não interrompe nada. O máximo que ela faz quando está carente é chegar perto da gente e pedir um carinho - conta a diretora Gislaine Goersh Andrades, que chegou depois da Gorda à escola. 

A gata passa os dias caminhando de uma sala para a outra, e por onde passa recebe sempre um afago. Em especial o da funcionária Tecla Maria Squarciere, que a acolheu desde o início. Conforme as professoras, quando a Tecla chega no portão da escola, a Gorda a reconhece. 

- Eu sempre gostei de gato, e ela é tão mimosa, gosta de um colo, aí a gente se apega - comenta a funcionária. 

VÍDEO: conheça Tobias, o cão mascote de uma farmácia em Santa Maria

A professora Marilea Viana tem, inclusive, uma foto da Gorda pronta para ser enquadrada, já que hoje ela é considerada por diversos funcionários como patrimônio escolar. 

- Essa foto (ao lado) já tem mais de dez anos. Então a gente pensou: ela já está velhinha, então quando ela partir vamos enquadrar a fotografia. Ela é uma fofa - diz a professora. 

Segundo a diretora, todos os cuidados e gastos são divididos pelos professores e funcionários da instituição. A Gorda não tira férias escolares nem folgas no fim de semana, e por isso sempre tem uma escala de pessoas que vão alimentá-la. 

_ Acho que o que está fazendo com que ela persista, pela faixa etária dela, é o carinho que ela tem de todo mundo - conclui a diretora. 

VÍDEO: conheça Michael, o sétimo galo mascote de borracharia de Santa Maria

O PROJETO 
O Meu Pet é Pop é uma seção do Diário de Santa Maria idealizada em 2014. Desde a sua concepção, já apresentou a história de diversos animais, entre eles a Gisele, a famosa cadela da UFSM, a Gorda do Calçadão e o cão comunitário Valentin, conhecido por ganhar uma casinha intitulada "Minha Casa, Minha Vida". Se você conhece algum animal popular na sua rua ou bairro, conte para nós pelo e-mail leitor@diariosm.com.br. Seu bichinho, seja ele gato, cão, tartaruga ou qualquer que seja a espécie, pode se tornar ainda mais pop.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249