contatos Assine
empreende

Amigas criam marca para produzir peças em crochê

14 Março 2018 11:30:00

Para elas, o crochê é uma maneira de relaxar e dar continuidade a uma tradição familiar

Foto: Divulgação (Entrenós)
Carolina (à esq) e Mayara criaram a marca Entrenós

Tecer em crochê é uma técnica que exige persistência, capricho, paciência e, é claro, muito amor. Mas, para as amigas Mayara Cavassini Giacomini, 25 anos, advogada, atendente e artesã, e Carolina Moura, 24 anos, publicitária, além de tudo isso, o crochê é, ainda, uma forma de desenvolver a criatividade. Por isso, desde 2017, as duas trabalham juntas na marca Entrenós, que produz croppeds e biquínis de crochê. Para alguns, trata-se, apenas, da produção de peças femininas. Para elas, é uma maneira de relaxar e dar continuidade a uma tradição familiar.

_ Fiquei muito feliz quando descobri que a Carol tem uma bolsa que foi feita pela mãe dela e que é igualzinha à minha: foi produzida com anel de latinha e crochê. Sinto que nossa boa comunicação também se deve a essa ligação inicial _ diz Mayara.

A ARTE DE TECER 
Carolina conta que cresceu vendo a mãe, as primas e as tias fazendo crochê. Na época, ela imaginava que não teria paciência para exercitar a técnica, por isso, acabou não desenvolvendo a prática na adolescência. Mas essa falta de interesse acabou no momento em que ela se viu desempregada e precisava de uma atividade para amenizar a ansiedade.   

_ Encontrei a parte de mim que era paciente e estava louca para desenvolver aquela arte. Esse momento transformou meus dias, transformou a mim mesma _ relata Carolina.

Já para Mayara, a relação com o crochê começou durante uma apresentação de dança com o grupo Mulheres Amor Movimento e Dança, em 2016. Para o espetáculo, ela decidiu que o figurino seria feito de maneira artesanal. Por isso, passou a assistir videoaulas pela internet, onde aprendeu a tecer, em crochê, o primeiro cropped. A partir daí, descobriu, na atividade artesanal, uma maneira de descansar a mente.

_ O crochê ressurgiu assim, numa tarde de domingo em que eu precisava botar para fora a angústia que me habitava. Fazer crochê é concentrar energia para materializar uma expressão de que o corpo e a mente estão vivos _ fala Mayara.

Santa-mariense aposta na versatilidade da food bike para vender crepes

NÓS POR NÓS 
De mulheres para mulheres, a intenção do Entrenós é oferecer um trabalho autônomo, que fuja dos padrões tradicionais. "Nós por nós", inclusive, é a frase que motiva o trabalho das sócias.  

Segundo Carolina, cada cropped conta com um acabamento inédito, buscando atender à personalidade de cada cliente. Para ela, o trabalho traz de volta o sentimento de utilidade, pois possibilita que outras mulheres descubram a arte em suas vidas.

_ Muitas gurias inspiradas na Entrenós, fizeram seus próprios crochês. Isso é lindo! É autonomia e confiança, é tudo que queremos passar e nos emocionamos muito com essa ligação que estamos gerando nas mulheres _ comenta Carolina.

COMO ADQUIRIR? 
As encomendas dos croppeds e biquínis podem ser feitas pelo perfil Entre Nós Crochê. Os preços variam de encomenda para encomenda.   

PARA CONSERVAR A PEÇA 
Confira dicas para preservar os croppeds e biquínis de crochê: 

  • Lavar com sabão neutro com as mãos, suavemente, para não desfiar a linha
  • Secar sobre uma toalha seca e evitar torcer
  • As alcinhas molhadas ficam mais duras de desamarrar, mas com calma e leveza (e sem amarrar muito forte) o trabalho é facilitado
  • Lave os brancos, beges e cores claras com mais frequência que as cores escuras, principalmente, se entrarem em contato com piscinas e águas doces  

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249