contatos Assine
para recordar

Xuxa, Angélica, Titanic, Tazos, Ronaldinho, Sarney ... O que eles têm em comum?

07 Janeiro 2018 14:30:00

Clique aqui e descubra

Suelen Soares

Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Bobby chegou a ter três locadoras de vídeo na cidade e presenciou o sucesso da maioria dos filmes e discos lançados em 1988 e 1998

O ano de 1988 foi bissexto e começou "#sextando". Pois, o primeiro dia do ano caiu em plena sexta-feira. O presidente do Brasil era José Sarney, a moeda em vigor era o Cruzado e, entre as passagens históricas, está a aprovação da Constituição Brasileira, que marcou a transição da Ditadura Militar para o Estado Democrático, ampliando, assim, os direitos dos cidadãos brasileiros.

No entretenimento, foi neste ano, que a novela Vale Tudo, da Rede Globo, escrita por Gilberto Braga e Aguinaldo Silva, fez até quem não era noveleiro se perguntar: "quem matou Odete Roitman?". A trama levou aos lares, por meio da telinha, discussões sobre a honestidade e corrupção, temas frequentes desde àquela época, sob a cortina musical da composição, ainda atual, Brasil, de Cazuza.

Quais os filmes mais assistidos pelos santa-marienses em 2017?

O aposentado Renato Rios, conhecido como Bobby Som, 66 anos, chegou a ter três lojas de discos em Santa Maria, na década de 1980. Ele recorda que, na época, presenciou um fenômeno de vendas chamado Xou da Xuxa 3, disco lançado em 30 de junho, que se tornou o mais vendido de 1988. Hoje, 30 anos depois, ele manteve parte de seu acervo e é proprietário do sebo Bobby Som, uma loja que comercializa discos antigos, fitas VHS, DVD e, também, faz conversão de vídeos e áudios. Segundo ele, o mesmo disco, que fez sucesso no passado, hoje, é uma relíquia na mão de fãs. Enquanto manuseia os LPs, ele comenta que o interesse das pessoas mudou, afinal, escuta-se música na internet e pelo celular. Porém, colecionadores ainda procuram os discos e adquirem essas raridades que ele ainda tem na loja.

- As pessoas procuram muito por discos de rock e MPB, mas alguns desses são raros. Outros, procuram por álbuns mais populares, que temos em grande quantidade, pois foram muito vendidos na época. O da Xuxa, por exemplo, está valorizado e custa, em média, R$ 25 - diz o aposentado.

'Jumanji' e outros dois filmes chegam aos cinemas em Santa Maria

Em um site de vendas da internet, o disco recordista da Rainha dos Baixinhos, pode ser encontrado por até R$ 140, dependendo da versão. Aliás, sites de vendas, como o Mercado Livre, também têm sido uma ferramenta de venda para Bobby.

- O pessoal, com o tempo, foi adquirindo coisas menores. O toca disco perdeu o espaço para uma caixinha pequena de som, os espaços foram diminuindo. Mas ainda tem quem goste, então eu vendo pela internet, principalmente, os filmes de terror e suspense. Em especial os em VHS que nunca foram lançados em DVD _ conta Bobby.


PARADA MUSICAL

Com o sucesso do álbum Xou da Xuxa 3, a apresentadora, conhecida pela TV, fez história, também, na indústria fonográfica brasileira e até mundial. A música Ilariê, primeira faixa do LP, foi a mais tocada nas rádios brasileiras daquele ano e ficou 20 semanas em 1º lugar no ranking nacional das emissoras. O disco, por sua vez, entrou para o Guiness Book como o álbum infantil mais vendido da história, com cerca de 3,2 milhões de cópias.

Quais as músicas mais pedidas pelos santa-marienses nas rádios?

Mas, Xuxa não reinou sozinha nas paradas musicais, em 1988, a faixa Vou de Táxi, carro-chefe da carreira da cantora e apresentadora Angélica, que surgia no cenário musical naquele tempo, invadiu as emissoras. Na MPB, o Brasil cantou a música Qualquer Preço. Não lembra? Trata-se da canção que diz no refrão: "Não está sendo fácil, não sendo fácil", interpretada pela cantora cega Kátia. Depois de ser hit nos anos 1980, a composição retornou na era dos memes e é utilizada, ainda hoje, em posts nas redes sociais.

No mesmo ano, a banda Legião Urbana lançou a música Faroeste Caboclo, e a cantora Alcione, Estranha Loucura. Adolescentes de todo o mundo choravam, gritavam e dançavam com as boys bands, entre elas, Menudos e New Kids On The Block.


Algumas personalidades da música atual nasceram em 1988. Entram para o time dos trintões, esse ano, as cantoras Rihanna e Adele, a ganhadora do Oscar de Melhor Atriz Emma Stone, o cantor Wesley Safadão e o ator Rupert Grint, o eterno Ron Wesley da saga Harry Potter. Mas, este ano não foi somente de alegrias, a buzina do apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, silenciou em junho desse ano, deixando milhares de fãs em luto.

Quais os livros preferidos dos santa-marienses?

NO ESCURINHO DO CINEMA

Nas telonas, os destaques internacionais foram a comédia Beetlejuice (Os Fantasmas se Divertem), dirigido por Tim Burton, que tinha no elenco Alec Baldwin, Winona Rider, Geena Davis e Michael Keaton.O filme ganhador do Oscar, em 1988, foi O Último Imperador. Ele ganhou as nove estatuetas as quais concorria. No mesmo ano, também foram lançados o primeiro longa da série Duro de Matar, com o ator Bruce Willis e Corra que a Polícia Vem Aí, do atrapalhado policial Frank Drebin, interpretado pelo comediante Leslie Nielsen. Lançado em 1987, o filme Dirty Dancing - Ritmo Quente estourou no Brasil em 1988, sendo um dos mais procurados nas locadoras de vídeo daquela época. A canção Time Of My Life que embalou o romance entre os personagens Johnny ( Patrick Swayze) e Baby (Jennifer Gray), ainda hoje arrebata corações e inúmeras vezes é utilizada nas performances dos noivos em seus casamentos.


ANO DE COPA

Assim como será em 2018, 1998 foi ano de Copa do Mundo de Futebol. Depois de ganhar o tetra-campeonato em 1994, o Brasil chega à final do Mundial de 98, mas perde por 3 a 0 para a França, anfitriã da festa. Para muitos brasileiros, essa foi uma triste lembrança daquele ano. Faz parte do time de desolados, o professor universitário Marcelo Barroso Kümmel, 45 anos, que estava com tudo preparado para celebrar o título, mas que ficou com o grito preso na garganta.

- Eu assisti à final em Ijuí e senti que houve um certo atrito, uma revolta das pessoas. Alguns estavam mais exaltados, justamente pela situações estranhas que aconteceram - relembra o professor do episódio envolvendo o jogador Ronaldo Narzário, que teria entrado em campo logo após ter tido problemas de saúde.

No fim da década de 1990, os computadores e a internet ensaiavam tímidos passos. O Windows 98, desenvolvido pela Microsoft, passou a operar nos computadores de todo o mundo e a empresa Google foi fundada em setembro.

Nos programas de TV, surgiram personalidades, até então desconhecidas, como a atriz Susana Alves, a Tiazinha do extinto Programa H, apresentado pelo então novato Luciano Huck, na Band.

4 espetáculos infantis e gratuitos para curtir em janeiro

Na música, outra figura que se popularizou nesse período, foi o Padre Marcelo Rossi, que fez muitas pessoas "erguerem as mãos e darem glória a Deus", O sucesso foi tanto, que o disco do religioso foi o mais vendido daquele ano e figura como o mais comercializado na história da indústria fonográfica brasileira.

Enquanto isso, a música pop se destacavam no cenário musical. A publicitária e proprietária do Espaço 42, Lívia Viera, 31 anos, tinha 12, na época, e recorda dos ídolos teen daquele ano.  

- Eu não via a hora de receber a minha mesada para ir comprar as revistas que vinham com pôster dos Hansons. Lembro também que eu e as minhas amigas nos juntávamos para imitar as Spice Girls - lembra Livia.


EM SANTA MARIA

O guitarrista Silvio Fortes, conhecido como Gibão, 44 anos, que reside atualmente na Alemanha, lembra bem da cena cultural de Santa Maria. Segundo ele, entre as bandas que faziam sucesso, estava a Trem Pagador, da qual ele fazia parte. Além disso, Gibão comenta que espaços para música não faltavam na cidade e destaca o já extinto bar Panacéia, que era um ponto de encontro na cidade.

- Eu sinto um pouco de saudade desse tempo, pois a cidade era mais viva. Com a Trem Pagador, a gente fez muitos shows na cidade, pelo estado, pelo litoral catarinense e até na Argentina. Foi uma fase muito boa  - comenta Gibão.

22 opções para aproveitar o primeiro fim de semana do ano em Santa Maria

NAS TELONAS

Entre os filmes lançados no ano da Copa, está o Homem da Máscara de Ferro, com Leonardo Di Caprio, os filmes de ficção científica Armagedom, Godzilla, do romance Cidade dos Anjos e do filme épico O Resgate do Soldado Ryan, um dos mais importantes da carreira de Tom Hanks. Apesar de ter sido lançado em 1997, o filme Titanic chegou ao Brasil em 1998 e foi o grande sucesso de bilheterias e ganhador de 11 Oscar, incluindo, o de Melhor Filme. Com a direção de James Cameron, o filme arrebatou os corações do público com a história do Jack e da Rose, vividos pelo Leonardo Di Caprio e Kate Winslet.


DEU SAUDADE

A auxiliar administrativo Franciele Proença, 28 anos, é uma colecionadora orgulhosa. Ela tem brinquedos e objetos, como tazos, que remetem não só ao ano de 1998, mas ao início da década de 1990. Para ela, pensar que a maioria dos objetos que coleciona estão completando 20 anos, é algo nostálgico, mas, também, um motivo para falar de algo que lhe é tão prazeroso.

Reality culinário de crianças estreia neste sábado no SBT

- Nossa! Lembrar daquela época é algo mágico, os desenhos animados, os brinquedos, as brincadeiras. Hoje, guardo porque quero que a geração de agora, e até mesmo quando eu tiver meus filhos, saibam do que eu brincava, do que existia naquela época, que as crianças de agora desconhecem - afirma.

Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Colecionadora Franciele Proença tem de tudo um pouco na sua casa

Além dos tazos Looney-Tunes, ela ainda tem as coleções lançadas pela Coca-Cola, como os Gelocósmicos, as garrafas em miniaturas, que foram lançadas entre 1983 e 1988, e relançadas em 2004. E, entre essa coleção, o capitão da seleção brasileira na Copa de 98, em miniatura. Dunga era um dos bonecos, da seleção de Mini Craques que viraram febre naquele ano.

- Quando criança, não damos o devido valor às coisas e elas acabam se perdendo. A coleção de tazos, por exemplo, a metade dela eu tenho guardada desde 97,98 mais ou menos, a outra parte meu irmão fez uma reforma em casa e me deu, mas com a promessa de cuidar muito bem, já que esses brinquedos são verdadeiras relíquias - finaliza.

mais sobre:

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249