contatos Assine
música clássica

Violinista santa-mariense será solista em apresentação da Camerata de Florianópolis

14 Abril 2018 15:07:00

Apresentação gratuita ocorre neste sábado, às 20h, no Theatro Treze de Maio

Fotos: Tóia Oliveira (Divulgação)
Santa-mariense Iva Giracca fará um solo durante a apresentação da camerata, no palco do Treze de Maio

Conhecida pelo virtuosismo, a Camerata de Florianópolis traz pela primeira vez a Santa Maria um concerto de música clássica com importantes obras para orquestra de cordas de Tchaikovsky, Grieg e Kreisler. A apresentação será neste sábado, às 20h, no Theatro Treze de Maio e contará com uma santa-mariense como solista, a violinista Iva Giracca, que exerce a função de spalla, ou seja, o primeiro violino da orquestra.

Iva faz parte da camerata desde 2002 e se diz emocionada e grata em retornar para o Coração do Rio Grande. A violinista começou a sua história na música ainda muito pequena. Com um pouco mais de 3 anos, ela já participava de uma classe de música oferecida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aos 12 anos, Iva já lecionava, e foi também na UFSM, que ela se tornou bacharel em Música.

- Eu tenho a oportunidade de dividir com aqueles que me ofereceram toda a formação, um pouquinho da arte que fazemos. E isso, só é possível pelo que me foi oferecido em Santa Maria, com a UFSM - enfatiza a violinista.

DESAFIO: SPALLA 
Iva tem uma grande responsabilidade como primeira violinista, pois além de executar os solos de violino, também é ela quem cuida da afinação da orquestra e quem transmite as orientações do maestro para os demais instrumentistas.  

- É desafiador e de grande orgulho para mim. Nós temos uma característica peculiar que nos faz funcionar num âmbito bastante familiar. Isso é possível porque somos uma orquestra pequena, e temos um carinho imenso entre nós. Com essas características o papel do spalla é mais próximo e pessoal do que comumente acontece - explica a intrumentista.

Com sua arte, a violinista já pisou duas vezes no palco do Rock in Rio. A primeira em 2015, com a própria Camerata, em um show histórico com o guitarrista norte-americano Steve Vai. Em 2017 com a banda de rock progressivo República, de São Paulo.

PROGRAMA VIBRANTE
A Camerata de Florianópolis chega aos seus 24 anos com centenas de concertos em sua bagagem, CDs e DVDs gravados, participações em shows e parcerias com ícones da música brasileira e internacional. 

Segundo o maestro Jeferson Della Rocca, fundador da Camerata, para esta apresentação foi escolhido um repertório com composições que passeiam pelo romantismo de Tchaikovsky e Grieg até o estilo neoclássico e contemporâneo de Kreisler.

- São obras bastante significativas para a orquestra de cordas. Nós preparamos um programa vibrante e cheio de lirismo, com muitos desafios técnicos - comenta.

A Camerata realiza anualmente, turnês por Santa Catarina, e, esporádicamente, para outros Estados do país. Este ano, em sua 25ª temporada de concertos, o grupo está percorrendo municípios do Sul, Sudeste e Centro - Oeste do Brasil.

De acordo com o regente, será um prazer estar pela primeira vez em uma cidade com tamanha importância no cenário cultural, como o Coração do Rio Grande.

- Santa Maria foi o primeiro centro de formação de jovens músicos, por meio do Método Suzuki no Brasil. Possui uma boa universidade e um constante movimento cultural, reconhecido nacionalmente. É sempre um grande prazer para nós tocar em cidades com um movimento cultural bem consolidado e para um público exigente - conclui o maestro.

O concerto da Camerata de Florianópolis tem o patrocínio da Intelbras, por meio de projeto aprovado pela Lei Rouanet. 

PROGRAMA DA APRESENTAÇÃO

  • Holberg Suite, OP 40 - Edvard Grieg 
  • Andante Cantabile - Piotr Ilyich Tchaikovsky
  • Preludio e Allegro - Fritz Kreisler (Solo Iva Giracca)
  • Serenata para Cordas em Do maior, OP 48 - Piotr Ilich Tchaikovsky

INGRESSOS

  • O quê - Concerto da Camerata Florianópolis
  • Quando - Sábado, às 20h
  • Onde - Theatro 13 de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/nº)
  • Quanto - De graça. Os ingressos deverão ser retirados antes do concerto, na bilheteria do teatro. Mais informações - (55) 3028-0909

Imagens

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249