contatos Assine
top nas telonas

Quais os filmes mais assistidos pelos santa-marienses em 2017?

05 Janeiro 2018 15:00:00

Animação e filme de terror estão no topo da lista

Suelen Soares

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/Filme Extraordinário foi um dos mais vistos no ano pelo público santa-mariense

A sétima arte, assim como a literatura e a música, também teve espaço na agenda cultural dos santa-marienses no ano que passou. Além de prestigiar grandes produções que eram aguardadas para 2017, o público comemorou a abertura de novas salas na cidade. A pedido do Diário, a Arcoplex Cinemas e a rede Cinépolis, revelaram a lista dos filmes mais assistidos no Coração do Rio Grande, nos últimos 12 meses. E o resultado reflete a diversidade de gêneros e de pú- blico. Tem de animação até drama. Segundo a lista da Arcoplex o desenho Meu Malvado Favorito 3 foi o longa que mais levou pessoas à sala escura, seguido da franquia Velozes e Furiosos 8 e da produção nacional, Minha Mãe é Uma Peça 2.

'Jumanji' e outros dois filmes chegam aos cinemas em Santa Maria

Já no Cinépolis, que abriu as portas em Santa Maria em setembro do ano passado, o terror It - A Coisa conquistou o público. Na sequência, o herói da Marvel Thor, com a aventura Thor - Ragnarok, figura na segunda posição, confirmando que a produção era uma das mais aguardadas do ano. E, em terceiro lugar, ficou o drama Extraordinário, inspirado no livro homônimo.


Para a jornalista e especialista em cinema, Bianca Zasso, a crise que assolou o Brasil e diversos países nos últimos anos, também foi sentida nas bilheterias dos cinemas no mundo todo. Segundo ela, 2017 foi o ano em que essa situação começou a mudar, principalmente, pela ascensão das produções de super-heróis. Como essas produções envolvem outros universos, como quadrinhos e brinquedos licenciados, é comum que tenham as maiores bilheterias, acredita Bianca.

Quais os livros preferidos dos santa-marienses?

- As sequências como "Meu Malvado Favorito 3" e "Velozes e Furiosos 8", são a prova de que quando uma fórmula funciona, Hollywood tira dela até a última gota. Quem gosta dos personagens e tramas costuma ir, mesmo sob a suspeita de não ser um roteiro surpreendente - afirma a especialista.

Para a jornalista, que integra a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, a lista mostra o quanto os cinemas estão focados, ainda, em produções mais comerciais.

- Se o público tivesse acesso a outras obras iria aprimorar o olhar, acerca da sétima arte. Sem contar que a diversão fica ainda melhor quando um filme rende assunto depois que a sessão acaba. Sair do cinema e não ser tocado pelo que viu é sinal que algo está errado. Entretenimento faz parte, mas aprender e pensar sobre o que assistimos é uma ótimo exercício para descobrir o mundo - explica Bianca.

Além das novidades Jumanji: Bem-vindo a Selva e as animações O Touro Ferdinando e Viva - A Vida é Uma Festa, a jornalista destaca os filmes: Pantera Negra e Lady Bird, dirigido por Greta Gerwig, que estreia este ano.


MAIS CINEMA NACIONAL 
Segundo o publicitário e produtor de conteúdo do site All Pop Stuff, Lucio Pozzobon, 2017 foi um grande ano para as histórias de heróis, sequências e adaptações inspiradas em livros. E, assim como Bianca, ele destaca que, mais uma vez, as blockbusters tiveram um espaço muito maior do que as produções de distribuidoras menores.

O publicitário afirma que sentiu falta de mais filmes produzidos no país, pois apenas a comédia Minha mãe é Uma Peça 2 figura no top 10 local. Ele aponta as produções Entre Irmãs, Axé: Canto do Povo de Algum Lugar, Divinas Divas, Malasartes e o Duelo com a Morte, João, o Maestro e Fala Comigo nem chegaram a estrear nas salas de cinema da cidade.


Quais as músicas mais pedidas pelos santa-marienses nas rádios?

- Esse ano, o cinema nacional foi excepcional e trouxe inúmeros filmes com narrativas diferentes e produções mais qualificadas. Porém, por falta de parceria das empresas locais de cinema e produtoras, a maioria deles não chega a Santa Maria e, assim, perdemos. Talvez, o início deste ano, seja um momento para repensar alguns lançamentos e trazer diferenciais para o público, mesmo que com exibições mais curtas ou horá- rios diferenciados _ conclui o publicitário que destaca Mulher Maravilha, Logan e Moana como alguns dos destaques do ano que passou.

FORMANDO PÚBLICO 
O jornalista e administrador da página do Facebook Cinemas de Santa Maria, Willian Correia, diz que achou interessante a lista dos mais assistidos na cidade. E que quase se iguala ao top 10 nacional. Segundo ele, a lista também deixa claro o quanto as franquias continuam sendo rentáveis, mas, ele também vê como positiva a variedade de gênero dos filmes exibidos em 2017. Principalmente, produções direcionadas ao público infanto-juvenil, pois, acaba formando novos apreciadores do cinema no Coração do Rio Grande e na região central.


- É interessante ver que alguns títulos que fizeram sucesso em um, não aparecem na lista do outro. De repente, tenhamos uma divisão de público entre as salas da cidade. Sobretudo, 2017 foi um ano muito especial para Santa Maria, em relação ao cinema. Ter um complexo novo fez com que mais pessoas se interessassem - enfatiza o jornalista.

TOP 10

Arcoplex - Royal Plaza Shopping

  • Meu Malvado Favorito 3
  • Velozes e Furiosos 8
  • Minha mãe é uma peça 2
  • A Bela e a Fera
  • Mulher- Maravilha
  • Homem Aranha de Volta ao Lar
  • Cinquenta Tons Mais Escuros
  • Logan
  • Liga da Justiça
  • Moana - Um Mar de Aventura

Cinépolis Nacional

  • Liga da Justiça
  • It: A Coisa
  • Thor: Ragnarok
  • Star Wars - Os últimos Jedi
  • Extraordinário
  • Emoji: O Filme
  • Annabelle 2: A Criação do Mal
  • Mãe!
  • Polícia Federal - a lei é para todos
  • Pica - Pau - O filme

TOP 5

Cinépolis Santa Maria

  • It - A Coisa - 8.616 espectadores
  • Thor - Ragnarok - 5.892
  • Extraordinário - 5.741
  • Star Wars - Os Últimos Jedi - 5.385
  • Liga da Justiça - 5.021

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249